Verão quente na startup portuguesa Goparity, ligada ao crowdfunding amigo do ambiente. A empresa com sede em Lisboa fechou a sua maior campanha de sempre com 500 mil euros angariados para um projeto internacional em apenas uma semana.
Em causa está a norte-americana Greenapsis, que desenvolve tecnologia ecológica, e que recorreu à app de financiamento colaborativo Goparity para contribuir para a descarbonização e, consequentemente, para uma economia mais sustentável. Na sua campanha de crowdlending (empréstimo de fundos a empresas através de plataformas digitais), envolveu mais de dois mil investidores, mais precisamente 2.123, dos quais 85% foram portugueses.
“Encontrei a Goparity enquanto pesquisava opções de financiamento alternativas. Embora tenhamos enorme apoio a nível local, era fundamental expandirmo-nos internacionalmente para elevar o nosso impacto. Fiquei desde logo impressionado com o empenho da Goparity em promover iniciativas centradas no bem social e na sustentabilidade ambiental. Estamos extremamente entusiasmados com o imenso sucesso da campanha”, contou o CTO (Chief Technology Officer) da Greenapsis, Horacio Lobo, em comunicado divulgado esta segunda-feira.
O cofundador e CCO (Chief Commercial Officer) da Goparity considera que “trabalhar em conjunto e obter este tipo de resultados é muito gratificante para ambas as equipas”. “Uma campanha de meio milhão de euros de financiamento colaborativo para energia sustentável é prova do poder de uma comunidade empenhada que procura a mudança”, afirmou Manuel Nina.
A Greenapsis, que se tem especializado na modernização e transformação de iluminação tradicional – fluorescente e com aditivos metálicos – para iluminação LED automatizada, abriu o período de financiamento de quatro semanas com o objetivo de angariar 250 mil euros, mas o objetivo inicial foi atingido em menos de 24 horas, pelo que o valor da campanha acabou por ser duplicado.
O montante captado será utilizado para impulsionar o fornecimento de soluções de poupança de energia, nomeadamente o refinanciamento de seis projetos no México. Aliás, é a primeira campanha da portuguesa Goparity neste país da América Latina.
De acordo com as duas empresas, cada uma tem uma missão: “contribuir para um mundo mais sustentável através do desenvolvimento de soluções de Internet of Things (IoT)” e democratizar o “acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com efeitos positivos nas pessoas e no planeta” através de um investimento mínimo de cinco euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com