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Mercado vê vendas da Tesla a crescerem metade da projeção de Musk

Enquanto Elon Musk, CEO da Tesla, estima um crescimento de 30% nas vendas para o próximo ano, analistas do Deutsche Bank e do RBC apontam para 12% e 13%, respetivamente.
FILE PHOTO: Elon Musk, Chief Executive Officer of SpaceX and Tesla and owner of Twitter, gestures as he attends the Viva Technology conference dedicated to innovation and startups at the Porte de Versailles exhibition centre in Paris, France, June 16, 2023. REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo
28 Outubro 2024, 12h16

Elon Musk, CEO da Tesla, estima um aumento de 20% a 30% nas vendas do próximo ano. Uma projeção que levanta muitas dúvidas no mercado que aponta para metade desse crescimento, considerando o máximo do intervalo, num cenário marcado por um abrandamento global das vendas por veículos elétricos e maior concorrência da China.

De acordo com a “Reuters”, o Deutsche Bank, por exemplo, prevê um aumento de apenas 12% no próximo ano, mesmo perante a possibilidade de a empresa vir a lançar um modelo mais barato, abaixo dos 30 mil dólares. Os analistas do RBC também mantêm a sua previsão de crescimento de 13%.

“Há dificilmente um analista em qualquer parte do mundo que concorde com um crescimento de 20% no próximo ano”, mesmo com um modelo mais barato, afirma Sam Fiorani, vice-presidente da AutoForecast Solutions, acrescentando que a “Tesla, à exceção deste trimestre, tem assistido a um abrandamento da procura pelos seus carros. E um trimestre não é uma tendência”.

Depois de anos de crescimento rápido, as vendas da Tesla recuaram nos primeiros dois trimestres de 2024. O presidente executivo já afirmou que a empresa apenas vai entregar mais alguns carros este ano em comparação com o recorde de 1,8 milhões alcançado em 2023.

As vendas de carros elétricos a nível global têm ficado aquém das expectativas e o crescimento moderou nos últimos anos. E a Tesla não tem escapado a esta tendência. Os analistas e responsáveis do setor realçam à “Reuters” que Elon Musk enfrenta uma procura mais fraca num período marcado por um abrandamento global do crescimento das vendas de carros elétricos e aumento da concorrência em mercados chave, como a China e os EUA.

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