[weglot_switcher]

Mercadona abre 11ª loja em Portugal, em Aveiro

Apesar do surto de coronavírus, o plano de expansão do grupo espanhol de distribuição para 2020 inclui a abertura de um total de dez lojas nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo.
19 Maio 2020, 20h11

A cadeia retalhista espanhola Mercadona vai retomar o plano de expansão previsto para Portugal e vai inaugurar a 16 de junho próximo a 11ª loja em território nacional, a primeira deste ano, em Aveiro, reforçando a sua presença neste distrito.

Apesar do surto de coronavírus, o plano de expansão da Mercadona para 2020 inclui a abertura de um total de dez lojas nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo.

“Dada a situação de pandemia derivada da Covid-19, a empresa decidiu colocar todos os seus esforços em garantir a segurança e saúde dos seus “chefes” (clientes) e colaboradores e por esse motivo tomou a decisão de adiar a abertura da loja de Aveiro”, explica um comunicado do grupo espanhol de retalho.

Segundo esse documento, “neste momento, a empresa encontra-se totalmente preparada para retomar o seu plano de expansão e garantir a abertura das dez lojas previstas para 2020, com todas as medidas de segurança necessárias”.

“Esta será a primeira abertura de 2020 e o 11º supermercado da empresa, em Portugal, que ficará localizado na Avenida Europa, 705 (Estrada Nacional 109), na cidade de Aveiro. Este supermercado responde ao modelo de ‘Loja Eficiente’ que a empresa está a implementar em toda a sua cadeia e conta com uma superfície de vendas de 1.800 metros quadrados e 175 lugares de estacionamento”, adianta a Mercadona.

O mesmo comunicado acrescenta que, “em 2019, a Mercadona já tinha entrado no distrito de Aveiro, com a abertura das lojas de Ovar e São João da Madeira”.

“A empresa dá agora continuidade ao seu plano de expansão com a aposta numa nova loja no centro da cidade de Aveiro, na zona do antigo matadouro, que irá possibilitar a criação de cerca de 60 postos de trabalho no distrito, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo para a criação de emprego local” prometem os responsáveis da Mercadona.

Inês Santos, diretora de relações externas centro e sul de Portugal da Mercadona, refere que “Aveiro é uma cidade dinâmica e cheia de vida onde queremos estar”.

“Esta loja, a primeira de dez que pretendemos abrir em 2020, estreia-se com todas as condições de higiene e segurança que temos vindo a implementar para “Chefes” e colaboradores. Além da oferta de um sortido diferenciado que trazemos, com produtos de grande qualidade a preços competitivos, queremos que as pessoas se sintam seguras a fazer as suas compras e que saiam satisfeitas desde o primeiro dia”, sublinha esta responsável.

A Mercadona assegura que, “tal como tem vindo a fazer desde o início desta situação de pandemia, continuará a aplicar todas as medidas de segurança dentro das suas lojas: desinfeção e limpeza, distâncias de segurança e lotação controlada; máscaras, óculos de proteção, luvas e gel desinfetante para todos os colaboradores, assim como proteções de acrílico nas caixas de pagamento”.

“Por sua vez, os clientes têm ao seu dispor gel desinfetante e luvas na entrada da loja, assim como papel para desinfetar o manípulo do carrinho de compras”, sublinha o referido comunicado.

A 2 de julho de 2019, a Mercadona abriu o seu primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

“Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas, em 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durantes estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019 (90% dos produtos comprados em Portugal são exportados para Espanha)”, assinala a nota em questão.

Os responsáveis da Mercadona destacam que, “nos primeiros seis meses de operação com as suas dez lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A”.

“A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019”, conclui o referido comunicado da Mercadona.

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.