[weglot_switcher]

Mercadona anuncia ‘morte’ do plástico de uso único

A cadeia espanhola de supermercados, cuja internacionalização irá ter início em julho em Portugal, anunciou o fim do uso de plásticos com uma utilização. Lojas portuguesas já não terão sacos de plástico de utilização única.
15 Abril 2019, 19h08

A cadeia de supermercados espanhóis, Mercadona, anunciou hoje o fim definitivo dos sacos de plástico de uso único. As mais de 1.600 lojas existentes vão passar a oferecer três opções de sacos mais sustentáveis: papel, ráfia e sacos com 50% a 70% de plástico proveniente de embalagens plásticas utilizadas nas lojas.

Os sacos com plástico reciclado são um compromisso junto dos clientes, colaboradores e fornecedores, que estão “implicados no aproveitamento de recursos, redução, reutilização e reciclagem” e que “permite prolongar a vida útil dos materiais e evitar que acabem em aterros”. Para a produção destes sacos, a empresa guiou-se pelos princípios da Economia Circular, e assim vai conseguir reutilizar mais de três mil toneladas de plástico das embalagens recuperadas das lojas.

Apesar de ter iniciado esta medida em 66 lojas, durante o ano de 2018, e agora é “implementada gradualmente à restante cadeia”. Todas as opções agora presentes nas lojas da Mercadona são reutilizáveis e recicláveis, sendo que em Portugal a medida também vai entrar em vigor quando a primeira loja abrir no Canidelo a 2 de julho.

Assim, a empresa vai instalar um novo sistema de dispensa de sacos, de forma a reduzir o desperdício de plástico. A empresa espanhola espera que “estes sacos sejam substituídos por outros de material compostável antes de 2021.

Desta forma, a Mercadona reforça o compromisso com a sustentabilidade, algo que já a tinha levado, em 2011, a ser a primeira empresa do setor a apresentar iniciativas para reduzir o uso de sacos plásticos descartáveis. Em 2010, também se tinha tornado pioneira na reciclagem deste material, incorporando-o em produtos como baldes e esfregonas.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.