A Mercadona, prestes a assinalar o marco das 65 lojas em Portugal, “vai chegar ao Algarve no último trimestre do próximo ano, com a abertura de dois novos supermercados localizados em Portimão (Nova Vila Retail Park) e Faro (Vale da Amoreira)”, refere a organização espanhola em comunicado. A entrada no sul do país “consolida a aposta de longo prazo da Mercadona em Portugal, com um plano de expansão em curso há seis anos que se reflete em mais de 1.100 milhões de euros já investidos, possível graças à equipa portuguesa composta por mais de sete mil pessoas em regime de efetividade”.
Para este passo foi fundamental o início de atividade do novo Bloco Logístico de Almeirim, um investimento de 290 milhões de euros recentemente inaugurado, que permitirá tornar mais eficiente a operação da Mercadona nesta chegada ao Algarve e em todo o território nacional, refere a operadora.
Para estas duas novas lojas, a Mercadona vai contratar 200 pessoas. Todos os novos trabalhadores passam por um período de formação, que começará em janeiro de 2026, em lojas já abertas em território nacional e terão contrato efetivo, sendo remunerados desde o primeiro dia. Além disso, durante esse período, todas as despesas estão a cargo da empresa – alimentação, transporte, estadia e também viagens a casa de 15 em 15 dias para todos os colaboradores.
A Mercadona “continua empenhada em fortalecer as relações e contribuir diretamente para o crescimento dos fornecedores nacionais que compõem a sua rede, aos quais comprou 4.500 milhões de euros entre 2019 e 2024. Este valor, que continuará a crescer com a abertura de novas lojas, reflete-se na criação de riqueza no país e geração de valor para toda a cadeia agroalimentar”.
Atualmente presente em 12 dos 18 distritos de Portugal, a empresa continua a trabalhar na entrada em novas regiões. Até ao final do ano chegará pela primeira vez à cidade de Lisboa, sendo que a próxima abertura será a 9 de outubro no norte, a terceira loja da cadeia de supermercados em Matosinhos (na rua de São Gens). Seguidamente será a vez de Loures, que verá aberta a segunda loja do concelho.
Segundo Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, citada pelo comunicado, “a chegada à região do Algarve era muito pedida há vários anos e representa um marco importante no nosso caminho de internacionalização. Trará os desafios naturais de uma zona que conjuga sazonalidade e vida durante todo o ano, que as nossas equipas estavam ansiosas por agarrar. Além disso, muitos daqueles que são nossos clientes em Portugal hoje em dia, veem no Algarve um elo de ligação à Mercadona, porque nos conheceram pelos passeios que fazem a Ayamonte há muitos anos. Mais do que a abertura de dois novos supermercados, vai ser a evolução de uma relação de confiança com décadas de existência, que agora se refletirá também na criação de riqueza local e nacional, começando já com a contratação de 200 pessoas nas próximas semanas”.
Entre 2019 e 2024, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões de euros. Só no último ano, faturou mais 27% do que no período homólogo e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto). 2024 foi também o ano em que a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido positivo, de sete milhões de euros.
Para 2025, a empresa tem previsto realizar em Portugal um investimento de mais 157 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com