[weglot_switcher]

Mercadona define Portugal como o mercado com maior potencial de crescimento

A Mercadona tem acordos firmados para a compra de novas localizações e terrenos por um valor de 203 milhões de euros, sendo que Portugal é um destino importante destes investimentos, revela a imprensa espanhola esta sexta-feira.
11 Abril 2025, 10h04

Portugal apresenta o maior potencial de crescimento para a Mercadona em 2025, de acordo com uma análise que apresentada esta sexta-feira na imprensa económica em Espanha.

Destaca o “Cinco Dias” (caderno de economia do “El País”) que a rede de supermercados espanhola, que escolheu Portugal como primeiro destino de internacionalização, vai apostar no crescimento e renovação da sua rede de lojas em Portugal e Espanha e que esse compromisso vai acarretar um maior investimento.

A Mercadona tem acordos firmados para a compra de novas localizações e terrenos por um valor de 203 milhões de euros, sendo que Portugal é um destino importante destes investimentos, tendo em conta a expectativa de crescimento da faturação no lado de cá da fronteira.

A economia portuguesa tem vindo a transmitir sinais positivos ao CEO da Mercadona, Juan Roig, e fruto dessa confiança, o histórico líder da cadeia de retalho vai reforçar em 157 milhões de euros o investimento em Portugal em 2025.

“Portugal e Espanha estão muito bem em termos económicos e isso refletiu-se nas vendas da Mercadona. Vivemos do turismo e há que salvaguardar o primeiro setor económico dos nossos países”, começou por referir Juan Roig na apresentação de resultados que decorreu a 12 de março em Valência, na qual o JE marcou presença.

Na apresentação dos resultados de 2024, um exercício histórico já que a operação portuguesa foi rentável pela primeira vez (sete milhões de lucro e uma faturação de 1.778 milhões de euros, mais 27% do que no ano anterior), foi também revelado que a Mercadona já superou os mil milhões de investimento em Portugal, mais concretamente 1.093 milhões de euros.

Para 2025, Juan Roig revelou que há confiança suficiente dos responsáveis na operação em Portugal para destinar mais 157 milhões de investimento.

Este responsável apontou para uma duplicação dos lucros em 2025 para 14 milhões de euros em Portugal. Juan Roig acredita que a dinâmica das lojas em Portugal vai proporcionar esse crescimento: “As vendas nas lojas que temos em Portugal estão a correr muito bem e vão permitir essa evolução”.

Este ano irá ainda representar um conhecimento cada vez mais aprofundado do mercado português, no entender do CEO da Mercadona: “Queremos ser ainda mais portugueses. Conhecer melhor o país, o cliente, aprofundar a relação com os fornecedores e conhecer a dinâmica do consumidor”, sublinhou.

O ano passado foi marcado pela inauguração do novo bloco logístico da Mercadona em Almeirim (Santarém) e que está operacional desde o passado mês de julho. Note-se que este novo armazém representou um investimento total de 287 milhões de euros e gerou um total de 600 postos de trabalho que irão continuar a aumentar de acordo com a expansão em Portugal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.