[weglot_switcher]

Mercadona quer autoconsumo de energia a contribuir para o combate à inflação

Os painéis solares e outros sistemas de poupança da fatura energética do grupo servirão para manter uma política de preços reduzidos na sua cadeia de retalho alimentar, tanto em Espanha como em Portugal.
27 Abril 2023, 10h19

A Mercadona está a apostar no autoconsumo de eletricidade, de forma a conter os seus custos operacionais e oferecer aos clientes a possibilidade de manter os preços praticados a níveis baixos. Para isso, a empresa, segundo avança a imprensa espanhola, quer multiplicar dez vezes a sua capacidade instalada e passar dos atuais 28 MW – que já representam mais de 38 mil painéis solares. Desta forma, a cadeia de distribuição valenciana aspira a ter mais de duas mil lojas com instalações solares até ao final desta década, bem como todos os armazéns, como explicou Adolfo Ortiz, diretor de Energia da Mercadona, no fórum da Associação de Consumidores de Energia.

A empresa de distribuição, detida pela família Roig já estabeleceu uma meta ambiciosa para este ano em que fará um forte investimento de 60 milhões de euros que lhes permitirá multiplicar por quatro a sua capacidade instalada de 28 MW para cerca de 100 MW, o que permitirá atingir um total de 350 lojas.

A Mercadona dispõe atualmente de instalações de autoconsumo num total de 149 centros (136 lojas, nove armazéns, três centros logísticos colmeias e um escritório) que produziram 21,6 GWh e facilitaram até ao momento uma poupança de 6.500 toneladas de CO2.

Até agora, o grupo não instalou qualquer sistema de descarga de excedentes na rede pública nem no armazenamento, embora planeie realizar um programa piloto nessas áreas.

Em 2022, a produção total de energia solar foi de 12.192 MWh (10.995 MWh em Espanha e 1.197 MWh em Portugal). Além disso, refere ainda a imprensa espanhola, ao longo destes últimos doze meses prosseguiram os progressos na utilização de energias renováveis que, no seu conjunto, incluindo a sua própria produção através de painéis solares, já representam 52,68% das necessidades da Mercadona.

Um dos primeiros centros em que a Mercadona instalou geração com autoconsumo foi uma das suas lojas em Burriana (Castellón), que lhes permitiu economizar cerca de 15% da sua conta de energia.

Para realizar parte desta implementação de autoconsumo, o grupo teve empresas como a Valenciana Prosolia a apoiar os investimentos. Até agora, a colaboração entre os dois foi dividida em duas fases: a primeira, já concluída, envolveu o comissionamento de quatro desses projetos em supermercados em Mislata, Villalonga, Villajoyosa e Callosa de Segura. Em 2023, está prevista a conclusão da segunda fase, que inclui mais quatro novas instalações na Comunidade Valenciana.

“Com esta iniciativa, a Mercadona contribui para a transformação do atual modelo energético. Mas, além disso, apostar em energias renováveis, como a solar, não só torna o seu próprio negócio mais sustentável, mas também contribui para disseminar entre a sociedade essa preocupação com o cuidado com o meio ambiente”, afirma Javier Martinez, CEO da Prosolia, citado pelo jornal “El Economista”.

Até ao momento, as 136 lojas que dispõem de instalações de autoconsumo conseguiram gerar poupanças de 17 GWh, o equivalente ao consumo anual acumulado de 125 lojas.

As mesmas fontes recordam que a Mercadona reforçou a sua aposta na proteção do ambiente através da promoção de políticas específicas de gestão de resíduos, diminuição da pegada de carbono e da pegada hídrica, às quais atribuiu um investimento de 40 milhões de euros em 2022. Assim, conseguiu reduzir sua pegada de carbono em mais de 4.200 toneladas de CO2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.