A Mercedes-Benz aconselha os seus clientes afetados pela recall a não usarem os seus veículos. A empresa anunciou esta semana que vai chamar às oficinas 1 milhão de veículos em todo o mundo por causa de um problema no sistema de travagem, devido à corrosão.
“A situação em questão afeta potencialmente os modelos ML, GL (plataforma 164) e Classe R (plataforma 251), nomeadamente os veículos produzidos entre Janeiro de 2004 e Agosto de 2015”, explica a empresa em resposta ao JE.
A Mercedes não revela quantos modelos em Portugal são afetados por este problema. Este problema pode obrigar os condutores a terem de pisar mais no travão, aumentando a distância necessária para parar o carro.
A produtora automóvel explica como vai proceder à chamada à oficina: “Os clientes, cujas viaturas estejam abrangidas por esta recall, serão contactados por carta através da organização Mercedes-Benz, estando as oficinas autorizadas Mercedes-Benz devidamente habilitadas a prestar os necessários esclarecimentos sobre esta recall. O cliente deve sempre contactar a oficina autorizada Mercedes-Benz mais próxima, para agendar a verificação/intervenção no seu veículo”.
A Mercedes alerta que o “condutor de um veículo afetado por esta situação deve parar de utilizar o mesmo imediatamente, voltando a utilizá-lo apenas após a realização desta recall”.
“Para o caso de surgirem questões sobre a sua mobilidade durante o período até à conclusão da recall, devem os clientes contactar a sua oficina autorizada Mercedes-Benz”, segundo a companhia alemã.
A casa-mãe da Mercedes na Alemanha deixou um alerta sobre este problema: “Pode ser possível que um manobra com uma travagem muito forte possa causar dano mecânico” ao sistema de travagem. “Neste caso raro, não seria possível desacelerar o veículo através do serviço de travagem. Assim, o risco de acidente ou de lesão seria maior”, segundo a Mercedes-Benz, citada pela “BBC”.
Em fevereiro, a empresa já tinha chamado um milhão de veículos devido a um problema no sistema “eCall” que envia um alerta aos serviços de emergência em caso de acidente com a localização, mas um ‘bug’ podia enviar a localização errada. Por ser um problema de software, foi resolvido remotamente.
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