Mês de julho registou maior número de testes à Covid-19

Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta da Saúde, revelou na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde, que foram feitos no último mês 431.178 testes, o que representes uma média diária de 13.909 testes.

O mês de julho foi aquele onde foram realizados até ao momento mais testes à Covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia. Na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde (DGS) desta quarta-feira, 5 de agosto, Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta da Saúde, informou que no total foram feito 431.178 testes.

“É preciso continuar com igual empenho e determinação para que todo o resultado seja o melhor possível. Podemos salientar hoje que o mês de julho foi o maior com número de testes realizados desde o início da pandemia, com 431.178, o que significa uma média diária de 13.909 testes, a mais alta taxa já realizada”, referiu Jamila Madeira.

A Secretária de Estado da Saúde salientou também um aumento de testes realizados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que “é hoje cerca de 50% do total de testes feitos no nosso país, entre SNS, privados e academia”.

Jamila Madeira fez questão ainda de mostrar confiança na resposta portuguesa à pandemia que tem sido marcada com inovação e talento, esforço e dedicação dos profissionais de saúde, mas também com muita inovação e utilização de meios tecnológicos nas estratégias encontradas no seio do SNS.

Questionada sobre a possibilidade de Portugal poder enviar apoio médico para o Líbano depois das explosões registadas na terça-feira e que já provocaram milhares de feridas e centenas de mortes, a Jamila Madeira esclareceu que cabe ao mecanismo europeu de proteção civil definir a estrutura da equipa de intervenção a ser enviada de Portugal.

“A ideia é que o mecanismo nos diga nas próximas 24 horas ou até menos tempo, quem e quantos serão os operacionais da parte da saúde irão de Portugal, de acordo também com a disponibilidade que o Estado português manifestou. A solicitação foi feita pelo Estado Libanês, a União Europeia já acionou o mecanismo e está a montar o dispositivo para essa intervenção”.

Ler mais
Recomendadas

França regista recorde de novos casos de Covid-19

Com 16 mil infetados em 24 horas, os números da pandemia em França continuam a agravar-se todos os dias, fazendo temer novas medidas de controlo sanitário.

Reino Unido: Infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas batem novo recorde diário

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido passou hoje para 416.363 de casos de contágio confirmados e para 41.902 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

Finlândia só vai permitir entrada livre a turistas de 13 países

A designada “lista verde” finlandesa integra os países onde foram detetados um máximo de 25 novos contágios por cada 100.000 habitantes e até agora incluía cerca de 20 Estados, como a Alemanha, um dos que ficou de fora.
Comentários