[weglot_switcher]

Mesmo sem auditoria, Novo Banco recebeu mais 850 milhões de euros em apoios do Estado

Os 850 milhões de euros foram transferidos para o Fundo de Resolução sob a forma de um empréstimo, que injetou 1.037 milhões de euro no Novo Banco. O dinheiro destina-se a compor as contas do Novo Banco de 2019.
8 Maio 2020, 15h48

António Costa tinha garantido, esta quinta-feira, de que não haveria mais ajudas do Estado enquanto não fossem conhecidos os resultados da auditoria ao Novo Banco. Contudo, de acordo com a notícia avançada pelo “Expresso“, esta sexta-feira, o banco terá recebido mais um empréstimo público no valor de 850 milhões de euros antes do tempo. Esse montante, saíu do Tesouro português para o Fundo de Resolução sob a forma de um empréstimo, que, por sua vez, com a ajuda desse dinheiro, depois injetou 1.037 milhões no Novo Banco.

De acordo com o jornal, a transferência estava prevista desde fevereiro, um facto do qual o primeiro-ministro não teria conhecimento. Em declarações aos jornalistas, esta manhã, no Porto, o primeiro-ministro admitiu que não tinha sido informado, tendo já pedido desculpa ao Bloco de Esquerda pela informação errada transmitida durante o debate quinzenal.

“Não tinha sido informado que, na véspera, o ministério das Finanças tinha procedido a esse pagamento”, assumiu.

A autorização para o financiamento do Fundo de Resolução, que tem a responsabilidade de capitalizar o banco que resultou da resolução do BES, em 2014, foi dada esta quarta-feira, tendo a entidade liderada por Máximo dos Santos adicionado o valor remanescente para as necessidades do Novo Banco depois de um ano de prejuízos de mais de mil milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.