Uma delicada escultura em prata, datada do séc. XVII e oriunda de Goa, Índia, “Nossa Senhora e o Menino”, foi agora adquirida pelo Metropolitan Museum of Art (MET), Nova Iorque, à São Roque Antiguidades e Galeria de Arte. Um gesto que amplia a presença de arte portuguesa na coleção do musu, elevando para cinco o número de peças provenientes da São Roque a integrar o acervo de uma das mais importantes instituições museológicas do mundo.
Com proveniência de uma coleção particular, de Coimbra, a escultura impressiona tanto pelas suas dimensões e peso, como pela mestria técnica da sua execução.
Segundo a São Roque, em comunicado enviado às redações, esta peça “representa um verdadeiro tour de force da ourivesaria produzida na Índia portuguesa, comparável escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição com o Menino, do Museu de Arte Sacra da Sé de Évora, e à imagem monumental de São Francisco Xavier, da Basílica do Bom Jesus em Velha Goa.” Não menos importante, sobreviveu ao destino de muitas peças semelhantes que foram desmontadas e fundidas para serem transformadas noutras obras mais modernas.
A peça está ligada à época da expansão portuguesa e, de acordo com Mário Roque, proprietário da Galeria São Roque, a sua aquisição pelo MET “é mais do que um sinal de reconhecimento: é a validação internacional de um percurso que temos vindo a traçar com rigor e ambição”. Destaca ainda a missão da Galeria, que sai reforçada com esta compra, na medida em que visa “levar a arte portuguesa, e, em particular, as produções luso-orientais, a novos públicos e novas geografias, ampliando a presença de Portugal no circuito artístico global. Cada peça torna-se uma ponte entre Lisboa e Nova Iorque, entre a nossa história e o olhar contemporâneo que hoje a resgata, valoriza e projeta para o mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com