[weglot_switcher]

Met Group encarrega a sua filial espanhola de iniciar a entrada em Portugal

Segundo o El Economista, a empresa de energia, que vai entrar no mercado português através da sua filial espanhola, iniciará a sua atividade no primeiro trimestre do ano.
3 Fevereiro 2025, 20h10

O MET Group é uma empresa europeia de energia, sediada na Suíça, com atividades em gás natural, energia e energia verde.

Segundo o El Economista, a empresa, que vai entrar no mercado português através da sua filial espanhola, iniciará a sua atividade no primeiro trimestre do ano.

O grupo vai levar inicialmente aos seus clientes as atividades que desenvolve nos mercados grossistas ibéricos de gás e eletricidade, participando em plataformas de mercado e mercados de capacidade.

A empresa vai ainda aumentar a sua proposta de valor através de contratos PPA, cobertura para produtores de energia solar e fornecimento de gás e GNL para clientes portugueses.

Segundo o El Economista, com o arranque da sua operação em Portugal, o Grupo MET contribuirá para a transição e eficiência energética, bem como para a liquidez e transparência nos preços, num mercado energético em contínua transformação e que exige uma atuação cada vez mais dinâmica para acompanhar a atividade do mercado.

Ángel Crespo, CEO da MET Energía España, citado no comunicado que serve de base ao artigo do El Economista diz que “a entrada no mercado português representa um marco importante no crescimento do Grupo e um passo lógico para continuar o desenvolvimento do mercado ibérico no seu todo, depois de termos reforçado a nossa presença em Espanha”.

“O mercado português, tal como o espanhol, oferece muitas oportunidades em termos energéticos e o início das operações em Portugal representa um movimento coerente e ambicioso na estratégia”, acrescenta.

O El Economista diz que Portugal atingiu um recorde histórico de 36,7 TWh de energia renovável, abastecendo 71% do consumo nacional de eletricidade durante o ano de 2024. O país registou o segundo maior consumo da história no sistema elétrico nacional, com 51,4 TWh, mais 1 ,3% do que em 2023 . A geração a partir do gás natural desceu para 5,1 TWh, o valor mais baixo desde 1979, representando apenas 10% do consumo, e foi atingido um saldo importador de 10,5 TWh, o mais elevado da história, abastecendo 20% do consumo nacional , o que representa uma oportunidade para a empresa.

Recentemente, o Grupo MET anunciou também a sua entrada no mercado checo através de uma nova subsidiária sediada em Praga, a MET eská Republika.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.