Outrora eram algo futurista, que só se via nos filmes. Porém, os óculos inteligentes são, cada vez mais, uma realidade incontornável, de tal forma que já mexem com muito dinheiro.
O apetite por óculos com IA integrada está em crescimento e gerou uma movimentação de grande volume monetário nos mercados internacionais. A Meta Platforms comprou uma participação na empresa que detém a marca Ray Ban e, juntas, deverão voltar a lançar um modelo de óculos inteligentes.
Já após o fecho dos mercados europeus de terça-feira, a Bloomberg deu conta de que a empresa-mãe do Facebook, Instagram e Whatsapp investiu 3 mil milhões de euros para adquirir uma participação minoritária na mais valiosa fabricante de óculos do mundo, a EssilorLuxottica. Esta detém a marca Ray Ban, famosa pelos óculos de sol que produz.
A primeira parceria entre as duas firmas ficou estabelecida em 2019, com o lançamento de duas gerações de “óculos inteligentes”, os Ray-Ban Meta smart glasses. A primeira foi lançada no mercado em 2021 e a segunda estreou em 2023.
Esta última conta com a assistente de voz da Meta, que funciona com recurso à Inteligência Artificial (IA). As funcionalidades incluem identificar pontos turísticos das cidades e enviar mensagens áudio no Whatsapp e no Messenger, entre outras possibilidades. A reação do público foi positiva e deixou as duas empresas animadas, em função do acréscimo nas unidades vendidas e no volume de faturação.
Desde o final de 2023, as empresas venderam dois milhões de pares de óculos inteligentes. Os números foram divulgados pelo CEO da EssilorLuxottica, em fevereiro de 2025. Francesco Milleri disse ainda que um dos objetivos passaria por aumentar a produção até aos 10 milhões de unidades já em 2026. Ora, o lançamento de um novo modelo é um plano que parece já estar em marcha.
Terceira geração de óculos “futuristas” está cada vez mais próxima
As duas empresas têm planos para avançar com novas versões de óculos com IA, sob as insígnias da Oakley e Prada, também estas detidas pela EssilorLuxottica.
De acordo com o que a CNBC reportou em junho, a próxima versão será destinada de forma particular a atletas de uma variedade de desportos. O preço da primeira versão dos óculos Oakley Meta vai dispor de tecnologia semelhante à edição de 2023 e o preço deverá rondar os 360 dólares (307 euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com