A Meta lança esta terça-feira o Facebook Reels — em iOS e Android — em mais de 175 países, incluindo Portugal, como forma de os criadores de conteúdo aumentarem as suas comunidades. Até agora, a ferramenta de criação de vídeos curtos estavam apenas disponível no Instagram.
“Neste momento, o vídeo representa quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, e o Reels é o formato de conteúdo da Meta que mais cresce no Facebook e no Instagram. Nesse sentido, a empresa está focada em tornar o Reels a melhor maneira de os criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro”, informa o comunicado enviado esta terça-feira.
Para ajudar os criadores, a Meta está ainda a expandir testes dos anúncios de sobreposição – anúncios que remetem a ações ou links externos – a começar pelos banners e stickers, para todos os criadores dos EUA, Canadá, e México, e para os restantes países nas próximas semanas. “Estes anúncios com interrupções mínimas permitem que os criadores ganhem uma parte da receita do anúncio”, indica.
A Meta anuncia ainda mais locais onde ver e criar Facebook Reels. Os vídeos vão estar, no decorrer das próximas semanas, tanto no Feed como nos Stories, Grupos, e Watch. Quando se vê um Reel, pode seguir-se o criador diretamente, reagir, comentar, ou partilhar com os amigos.
Mas ainda há novas formas de rentabilizar o trabalho dos criadores de conteúdo, nomeadamente novas ferramentas de criação. Os novos recursos do Facebook Reels incluem o ‘Remix’ (que inclui todo ou parte do Reel de outro criador), mas estão previstos outros, para “breve” como a opção de guardar rascunho e Video Clipping (ferramentas de recorte de vídeo que vão facilitar a publicação de vídeos gravados ao vivo ou em formato longo).
Por fim, a empresa está a explorar novas formas de facilitar a partilha de Reels em simultâneo no Facebook e Instagram.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com