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Metro de Lisboa tem novo ano recorde. Empresa transportou 173 milhões de passageiros em 2019

O transporte subterrâneo que opera em Lisboa registou ainda um acréscimo de validações de clientes com passes, passando para 127 milhões de passageiros em 2019 depois de em 2018 se terem registado 108 milhões de passageiros.
Rafael Marchante/Reuters
27 Janeiro 2020, 18h30

O Metropolitano de Lisboa transportou um total de 173 milhões de passageiros em 2019, verificando-se um crescimento de 9% relativamente ao ano anterior, quando foram transportados 158 milhões de passageiros.

O aumento de 15 milhões de passageiros a utilizar o metro de Lisboa verificou também uma evolução positiva nas receitas tarifárias, sendo que estas cresceram 1,1% para 113 milhões de euros, um valor que o Metropolitano indica ser “previsional com comparticipações de passes”.

O transporte subterrâneo que opera em Lisboa registou ainda um acréscimo de validações de clientes com passes, passando para 127 milhões de passageiros em 2019 depois de em 2018 se terem registado 108 milhões de passageiros. Este aumento de 17,9% no número de validações justifica o aumento das receitas do metro de Lisboa nos passes, que passou de 6,4 milhões de euros.

Por sua vez, os títulos ocasionais apresentaram uma redução de 11,9% face a 2018, com muitos passageiros a optarem pelo tarifário do passe Navegante. “O efeito conjugado destas duas dinâmicas está na origem da diminuição de receita verificada nos títulos de transporte ocasionais, de 5,6 milhões de euros, uma redução de 9,4% relativamente a 2018”, indica a empresa.

Desde 2017 que o metro de Lisboa verifica um aumento da procura em perto de 22 milhões de passageiros, o que reflete o aumento da oferta da empresa que opera em Lisboa, bem como o efeito que as conferências têm apresentado no número de passageiros transportados, como é exemplo a Web Summit.

“Com estes resultados o Metropolitano de Lisboa vê reconhecido o esforço que tem vindo a desenvolver, desde 2017, para dar resposta adequada às exigências e às expectativas dos seus clientes, reforçando a sua posição como transportador estruturante na Área Metropolitana de Lisboa, o que se traduz numa melhoria do seu desempenho global, designadamente na qualidade do serviço que diariamente presta, contribuindo para a consolidação de formas de mobilidade urbana mais sustentáveis, com efeitos positivos na descarbonização, na redução do congestionamento e na sinistralidade”, aponta a empresa em comunicado”.

A empresa também aponta os investimentos em curso, nomeadamente no processo de modernização e de expansão de rede. como “a evidência do compromisso e do empenho efetivo do Metropolitano de Lisboa”.

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