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Metro do Mondego arranca com concurso de 31,8 milhões de euros

O concurso foi oficialmente lançado com a publicação, na passada quarta-feira, dia 24 de junho, em Diário da República, com responsabilidades repartidas entre a IP – Infraestruturas de Portugal, AdC – Águas de Coimbra e AdCL – Águas do Centro Litoral.
27 Junho 2020, 16h44

O projeto do sistema de mobilidade designado Metro do Mondego, que aguarda concretização há mais de uma década, arrancou com o lançamento de um concurso público para a realização da empreitada do troço entre Portagem e o Alto de São João, com adaptação da infraestrutura a BRT – Bus Rapid Transit, assim como da construção da adutora da Boa Vista e drenagem pluvial do Vale da Arregaça.

Este concurso foi lançado oficialmente na passada quarta-feira, dia 24 de junho, ao ser publicado em Diário da República, com um valor base de 31,765 milhões de euros, “valor ajustado à oferta do mercado disponível”.

“As empresas Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), Águas de Coimbra, E.M. (AdC) e Águas Centro Litoral, S.A (AdCL), na forma jurídica de Agrupamento de Entidades Adjudicantes (AEA) decidiram proceder ao lançamento, no dia 24 de junho de 2020, de um novo concurso para a realização da Empreitada do Troço Portagem – Alto de São João – Adaptação da Infraestrutura a BRT, Adutora da Boa Vista e Drenagem Pluvial do Vale da Arregaça”, revela um comunicado da IP – Infraestruturas de Portugal.

Segundo esse documento, “os trabalhos da responsabilidade da IP enquadram-se no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2019, de 4 de fevereiro, que aprova a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) pela IP e autoriza a respetiva despesa”.

“O projeto, objeto da empreitada aqui proposta, compreende a adaptação da infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã de forma a possibilitar a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade em canal próprio, tipo Bus Rapid Transit (BRT) denominado Metrobus”, adiantam os responsáveis da IP.

De acordo com esta nota informativa, a Águas de Coimbra “levará a cabo o projeto de infraestruturas públicas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais a construir na zona do Vale da Arregaça, junto ao canal do ramal da Lousã, que pretende assegurar as medidas necessárias para a melhoria da drenagem pluvial existente”.

“Por fim, prevê-se a execução nesta empreitada do projeto do ‘Sistema adutor da Boa Vista – Sector Central I’, promovido pela AdCL [Águas Centro Litoral], que tem como objetivo a conclusão das infraestruturas que constituem o designado ‘Setor Central do Sistema Adutor da Boa Vista’ (Coimbra)”, acrescenta o comunicado em questão.

O preço base definido é o valor global previsto para os trabalhos do troço urbano Portagem – Alto de S. João no âmbito do AEA – Agrupamento das Entidades Adjudicantes com a seguinte distribuição entre as entidades: IP – 24,320 milhões de euros; Águas Centro Litoral, S.A (ACL) – 6,930 milhões de euros;  Águas de Coimbra, E.M. (AC) – 515 mil euros.

“Com um prazo de execução previsto de 545 dias, a empreitada compreende a execução, entre outras, das seguintes intervenções, a cargo da IP: levantamento das estruturas ferroviárias existentes; demolições; adaptação dos arruamentos ao canal existente (plataforma) e novo perfil transversal tipo; integração urbana e tratamento paisagístico e adaptação da iluminação pública; tratamento e adaptação da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e estruturas de contenção; execução de trabalhos de pavimentação betuminosa e instalação de semaforização e sinalização rodoviária; execução de zonas de acessos de emergência e de inversão dos veículos rodoviários; execução de plataformas de passageiros; construção de canal técnico; e serviços afetados.

A AdCL terá a responsabilidade pelos trabalhos de abastecimento de água, para a conduta adutora entre o cruzamento Av. Urbano Duarte/Av. da Lousã e a zona da Ponte Açude; saneamento de águas residuais, para o coletor gravítico no troço Calhabé – estação elevatória do Parque; estação elevatória, a construir no parque de estacionamento de autocarros, junto ao Parque Manuel Braga; conduta elevatória entre a estação elevatória e a câmara de transição localizada junto à ponte de Santa Clara; e coletor gravítico de ligação entre a câmara de transição e o emissário existente junto à Ponte-Açude.

Por fim, à AdC caberá a execução de uma nova rede de drenagem de águas residuais domésticas, instalada em toda a zona intervencionada, prevendo novas câmaras de visita; reformulação de todos os ramais domiciliários domésticos;
execução de coletores de betão armado com diâmetros de 1200 e 1500 mm, junto ao canal do Metrobus; e reforço da drenagem superficial dos arruamentos, com a introdução de vários órgãos de entrada de águas pluviais.

“Na parte que é responsabilidade da IP, a empreitada ‘SMM – Troço Portagem – Alto de São João – Adaptação da Infraestrutura a BRT, Adutora da Boa Vista e Drenagem Pluvial do Vale da Arregaça’ integra a candidatura do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

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