[weglot_switcher]

México acusa Adidas de apropriação cultural

O novo modelo, “Oaxaca Slip-On”, criado pelo designer norte-americano Willy Chavarría é bastante semelhante ao huaraches, um tipo de sandálias mexicanas, só que tem sola grossa de ténias em vez de uma sola plana de couro.
Adidas
11 Agosto 2025, 11h32

A marca gigante de desporto, Adidas, está a ser acusada pelo México por apropriação cultural pelo novo modelo de sandálias que a marca lançou, segundo a “Reuters”.

O novo modelo, “Oaxaca Slip-On”, criado pelo designer norte-americano Willy Chavarría é bastante semelhante ao huaraches, um tipo de sandálias mexicanas, só que tem sola grossa de ténis em vez de uma sola plana de couro.

As autoridades mexicanas referem que o modelo, que partilha o nome com a cidade no sul do México, que é uma grande fabricante destas sandálias, é fabricado na China e os artesões indígenas não receberam nenhum crédito ou benefício da empresa multinacional.

Claudia Sheinbaum, presidente do México, afirma que “é frequente as grandes empresas adotarem produtos, ideias e designs de comunidades indígenas. Estamos a analisar a parte jurídica para poder apoiá-las”.

Esta é a mais recente resposta do México para proteger os seus designs tradicionais de empresas globais de moda, depois de já ter apresentado queixas contra a Inditex e a Louis Vuitton.

O designer, Willy, já veio lamentar a situação referindo que “lamenta profundamente que o calçado tenha sido apropriado com este design e não tenha sido desenvolvido em parceria direta com a comunidade de Oaxacan”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.