[weglot_switcher]

Michael Bloomberg disposto a gastar “muito dinheiro” para evitar reeleição de Trump

O milionário financiará pessoalmente a sua campanha, tal como fez nas três vezes em que venceu as eleições para mayor de Nova Iorque.
12 Janeiro 2020, 10h17

Michael Bloomberg disse que está disposto a gastar “muito dinheiro” para ajudar qualquer candidato democrata a derrotar o presidente Donald Trump, mesmo que não seja ele o eleito do Partido Democrata.  Bloomberg, que se juntou à candidatura democrata em novembro do ano passado explicou numa entrevista ao diário “The New York Times” que mantém os planos de ter uma equipa de 500 pessoas no terreno a trabalhar para derrotar o atual presidente dos EUA nas próximas eleições presidenciais.

O jornal “The New York Times” perguntou a Bloomberg se ele gastaria mil milhões de dólares para derrotar Trump e o magnata não descartou essa hipótese. Mais à frente, na mesma entrevista, afirmou que esperava “não gastar esse dinheiro”, mas que iria apoiar Joe Biden, Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Tom Steyer ou quem estivesse “na corrida”.

O bilionário e ex-presidente da Câmara de Nova Iorque Michael Bloomberg anunciou em novembro de 2019 a sua candidatura às primárias do Partido Democrata, com o objetivo de derrotar o republicano Donald Trump nas presidenciais de 2020. “Concorro à presidência para derrotar Donald Trump e para reconstruir a América. Não podemos permitir mais quatro anos de ações imprudentes e antiéticas do Presidente Trump”, disse, num comunicado da sua equipa de campanha.

Bloomberg já tinha descartado, no ano passado, uma corrida presidencial em 2020, mas depois de consultas com figuras proeminentes do Partido Democrata reconsiderou e apresentou, na quinta-feira, os documentos necessários para se candidatar às eleições primárias.

Bloomberg, de 77 anos, sublinha a preocupação em anular a possibilidade de uma reeleição de Trump como explicação para a sua candidatura, no momento em que as eleições primárias no Partido Democrata entram numa fase crucial, com a aproximação dos primeiros embates, em fevereiro, nos estados do Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

“Se ele (Trump) conseguir outro mandato, nunca poderemos recuperar dos danos. Os sinais não poderiam ser mais visíveis. Temos de vencer estas eleições. E devemos começar a reconstruir a América. Acredito que com a minha experiência em negócios, governo e filantropia conseguirei ganhar”, disse Bloomberg, referindo-se à sua carreira no mundo dos ‘media’ e da finança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.