[weglot_switcher]

Microsoft e dona da Google surpreendem nos resultados trimestrais

A empresa de software cofundada por Bill Gates teve o maior aumento trimestral nas receitas desde 2018 e a Alphabet registou um crescimento de quase 50% da publicidade no YouTube, para 5 mil milhões de euros.
27 Abril 2021, 21h41

A semana de resultados trimestrais das grandes tecnológicas norte-americanas começou esta terça-feira com a apresentação de contas da Alphabet, proprietária da Google, e da Microsoft. E há boas notícias: a dupla de empresas superou largamente as expectativas dos analistas devido ao crescimento de quase 50% da publicidade no YouTube e às vendas de computadores, respetivamente.

A fabricante de software e hardware fundada por Bill Gates reportou uma subida de 19% nas receitas do trimestre que acabou a 31 de março 2021, o que representa o maior aumento trimestral desde 2018. No total a faturação foi de 41,71 mil milhões de dólares (cerca de 35 mil milhões de euros), mais do que os 41,03 mil milhões de dólares (34 mil milhões de euros) estimados pelo mercado. O lucro por ação foi de 1,95 dólares (superior aos 1,78 dólares esperados).

A Microsoft é uma das empresas de tecnologia mais maduras de Wall Street e, recentemente, as suas ações também atingiram recentemente um novo recorde histórico, conforme lembra Henrique Tomé, trader da XTB, numa nota de mercado publicada esta tarde. Na sessão de hoje, os títulos da multinacional fecharam com uma subida de 0,22% para 262,13 dólares.

Na Alphabet a discrepância entre o consenso de Wall Street e os números divulgados esta noite ainda foi maior. No primeiro trimestre de 2021, a dona da Google teve um lucro por ação de 26,29 dólares, quase o dobro dos 15,82 dólares por ação previstos pelos analistas inquiridos pela Refinitiv. A receita foi de 55,31 mil milhões de dólares (aproximadamente 46 mil milhões de euros). A famosa plataforma de vídeos YouTube gerou 6,01 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros) em publicidade.

“Nos últimos quatro trimestres, a empresa surpreendeu os investidores com os seus lucros. Em média, aumentarem cerca de 25% em relação às projeções dos analistas. Espera-se uma clara aceleração dos resultados no sector das clouds. Vale a pena ressaltar que a Alphabet é uma das líderes tecnológicas do grupo FAANG”, destacou o analista da corretora.

As ações da Alphabet fecharam com uma queda de 0,74% para 2.309,48 dólares.

Amanhã é a vez da Apple e do Facebook divulgarem os números do último trimestre, seguindo-se a Amazon na sexta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.