Um novo comboio atingiu os 623 km/h na primeira fase de testes e ameaça acelerar até aos 1.000 km/h, o que representaria superar a velocidade média atingida pelos aviões (até 933 km/h) e faria deste o meio de transporte mais rápido do mundo.
Em causa está o T-Flight, nome dado ao comboio que está a ser construído pela Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China, que está a trabalhar com a tecnologia de levitação magnética para revolucionar o sector dos transportes à escala global.
Os comboios que utilizam aquela tecnologia são os chamados Maglev. Não viajam sobre carris, mas sim sobre uma “almofada de ar” que lhes permite levitar. Já circulam não apenas na China, como também na Coreia do Sul e no Japão, mas sempre a velocidades menos elevadas.
Aproxima-se a segunda fase de testes, período em que a CASIC vai ampliar a pista de testes para cerca de 60 quilómetros. De referir que a empresa faturou no ano passado o equivalente a cerca de 34 mil milhões de euros, de acordo com a Forbes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com