[weglot_switcher]

‘Milagre’ na Coreia do Sul: de mais pobre que o Gana a um dos países mais ricos do mundo

“A Coreia do Sul viveu uma transformação industrial [em 20 anos] que demorou nos países ocidentais cerca de 100 anos”, explicou o investigador do MIT, Nathaniel Lane.
18 Dezembro 2017, 16h37

A Coreia do Sul prepara-se para ultrapassar os 30 mil dólares de produto interno bruto (PIB) per capita, um valor que catapulta o país para o grupo dos mais ricos do mundo e que é especialmente impressionante dado que há menos de um século estava no grupo dos mais pobres. Políticas de proteção de indústrias-chave, abertura ao comércio internacional e investimento na educação terão sido os pilares do desenvolvimento sul-coreano.

O investigador Nathaniel Lane, do MIT, explicou ao El Economista que em 1957, o PIB per capita da Coreia do Sul era equiparável ao do Gana, enquanto o país era caracterizado por corrupção, instabilidade e dependência do ocidente. No entanto, “a Coreia do Sul viveu uma transformação industrial [em 20 anos] que demorou nos países ocidentais cerca de 100 anos”, referiu Lane.

O grande responsável por esta transformação, através da abertura do país às exportações, foi o General Park Chung-Hee, que segundo Lane teve por base a política japonesa.

Por um lado, o regime investiu fortemente nas indústrias de aço, petroquímica, automotora, maquinaria pesada, eletrónica e construção naval. Por outro lado, reduziu acentuadamente as barreiras à importação de bens necessários para esses setores. Nalguns casos, foram oferecidos subsídios à importação de produtos intermédios necessários na produção das principais indústrias.

“O General Park sabia que a Coreia tinha de começar a sua carreira exportadora e sabia como reconhecer que o país tinha poucos recursos naturais, como resultado, a política comercial mudou para se concentrar na expansão das exportações”, explicou o especialista.

O país implementou 38 políticas centradas na promoção das exportações, uma estratégia que parece estar a resultar. O PIB per capita da Coreia do Sul ultrapassou pela primeira vez os 10 mil dólares em 1994 e os 20 mil dólares em 2006.

Numa altura em que as exportações representam mais de 40% do PIB da Coreia do Sul, o crescimento não parece prestes a parar. No ano passado, o PIB per capita do país foi de 27.561 dólares e os economistas da Goldman Sachs, citados pelo El Economista, estimam que a barreira dos 30 mil dólares seja superada no próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.