[weglot_switcher]

Vacinados com a Janssen levam reforço em dezembro. Meta é vacinar com terceira dose 2,5 milhões de portugueses

A partir de dezembro, a população com mais de 50 anos inoculada com a vacina da Janssen vai receber a dose de reforço. Esse processo decorrerá em formato Casa Aberta nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro.
  • Tiago Petinga/Lusa
24 Novembro 2021, 16h46

A partir de dezembro, a população com mais de 50 anos inoculada com a vacina da Janssen irá começar a receber a dose de reforço em regime Casa Aberta. Esse processo decorrerá nos dias 5, 8, 12 e 19 de janeiro (domingos e feriados), anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em conferência de imprensa.

Na globalidade, estão elegíveis para se vacinar cerca de 250 mil pessoas. “As restantes serão progressivamente agendadas até janeiro”, disse o secretário de Estado adjunto e da Saúde, aos jornalistas.

No mesmo momento, o responsável anunciou que Ministério da Saúde vai rever o plano nacional de saúde de modo a que, até janeiro, se consiga vacinar 2,5 milhões de pessoas com terceiras doses da vacina contra a Covid-19.

Lacerda Sales anunciou que o plano atual prevê que se vacine 1,5 milhão de pessoas até ao final do ano e que — graças à redução do intervalo para a toma da terceira dose de seis a cinco meses e à inclusão dos utentes inoculados com a vacina de toma única da Janssen — o número total de vacinados deverá chegar aos 2,5 milhões de pessoas.

“O plano de vacinação está a ser revisto”, disse Lacerda Sales. Irão ser reativadas “muitas das infraestruturas” de vacinação que já estiveram em funcionamento. Haverá um “reforço de trabalho” em estreita parceria com as autarquias, juntas de freguesa e centros de saúde.

Lacerda Sales garantiu que ontem foram vacinadas mais de 50 mil pessoas com terceiras doses em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.