[weglot_switcher]

Ministério do Ambiente aprovou 1,2 milhões de euros para intervenções na costa portuguesa

Em comunicado o Ministério refere que estas foram aprovadas pelo Sustentável 2030- Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, e que contam com uma taxa de cofinanciamento deste programa de 85%.
15 Junho 2024, 13h55

O Ministério do Ambiente e Energia aprovou duas intervenções na costa portuguesa, no valor de 1,2 milhões de euros. Em comunicado o Ministério refere que estas foram aprovadas pelo Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, e que contam com uma taxa de cofinanciamento deste programa de 85%.

A primeira intervenção consiste numa operação de intervenção na Arriba da praia da Bafureira, em Cascais, com um custo total de 861 mil euros. Estando previsto que a operação contenha o processo de erosão costeira, “garantindo a recuperação e o reforço, minimizando as situações de risco de pessoas e bens”, refere o comunicado.

Já a segunda intervenção tem um custo total aprovado de 346 mil euros e consiste no estudo de “caracterização de manchas de areia de empréstimo, na plataforma continental Norte, para a alimentação artificial de praias”.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, considera ambas as ações “extremamente importantes, tendo em conta o risco de erosão costeira a que um País como Portugal, com uma extensa linha de costa, está sujeito”.

Com estes investimentos, que se seguem a outros, entretanto, anunciados pelo Ministério do Ambiente e Energia, há uma semana, na ordem de 33 milhões de euros, há uma clara aposta na atenuação da perda de território devido ao recuo da linha costeira, provocada pela erosão”, salienta a governante, para quem “a compreensão e a gestão eficaz da erosão costeira em Portugal são essenciais para proteger tanto as comunidades humanas, quanto os ecossistemas naturais ao longo da sua costa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.