O Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu que os serviços consulares vão estar totalmente disponíveis “para prestar todo o apoio” aos portugueses detidos pelas autoridades israelitas.
Em comunicado o ministério de Paulo Rangel referiu que tem acompanhado os portugueses que integram a flotilha desde o início da missão, “a protecção consular esteve sempre garantida”.
“Os Serviços Consulares da Embaixada de Portugal em Telavive estão em contacto regular há vários dias com as autoridades israelitas a quem solicitaram reiteradamente que os cidadãos nacionais a bordo da flotilha sejam tratados com dignidade, sem violência e em respeito dos seus Direitos Humanos individuais” refere o Ministério, salientando que “os mesmos serviços solicitaram ainda que, logo que possível, sejam informados do seu estado e do local onde serão detidos, para ser prestada a devida protecção diplomática e consular”.
O Ministério afirma ainda que “as autoridades israelitas garantiram ser sua intenção tratar as pessoas com toda a dignidade e sem recurso a violência, tendo explicado que a operação de abordagem levará algum tempo, dado o elevado número de embarcações e que, na primeira oportunidade, nos será permitido visitar os cidadãos nacionais que integram a flotilha”.
“Os serviços consulares já conseguiram contactar um dos portugueses em alto mar, reforçando que estamos alerta e totalmente disponíveis para prestar todo o apoio”, declara.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com