[weglot_switcher]

Ministério Público acusa TVI de ter feito o Banif perder 984 milhões

O Banif perdeu 984 milhões de euros com as notícias avançadas pela TVI de que o banco ia fechar, revela a acusação do Ministério Público.
  • Cristina Bernardo
29 Outubro 2019, 15h49

A notícia que a TVI divulgou a 13 de Dezembro de 2015, anunciando o fecho do Banif, resultou em perdas de 984 milhões de euros em depósitos numa semana, de acordo com o Ministério Público (MP) que acusa o canal de ofensa à reputação económica. A notícia da TVI terá precipitado o encerramento do Banif, dada a corrida dos clientes do Banco para o levantamento dos seus depósitos.

Este dado consta do despacho de acusação do MP e é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) e desenvolvida pela SIC Notícias. Não foi só a TVI acusada pelo MP. Também o director de informação, Sérgio Figueiredo, está acusado de desobediência qualificada (por se ter recusado a divulgar o jornalista autor da notícia) e ofensa à reputação.

O documento, conhecido agora, refere que Sérgio Figueiredo e a TVI estão acusados do crime de ofensa à reputação económica do Banif.

“Na sequência da notícia, a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana, refere o despacho de acusação do MP, citado pela imprensa.

A liquidez do Banif também se degradou ao cair dos 183 milhões de euros para apenas 45 milhões dois dias depois da divulgação da notícia.

O Ministério Público acusa a TVI de se ter precipitado na divulgação da notícia de que o Governo ia avançar com a resolução do Banco “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever”.

A acusação também diz que o director de informação do canal “não se opôs a que notícia falsa fosse difundida”, embora estivesse ciente de que “sendo verdadeiro ou falso, tal conteúdo era prejudicial e ofensivo da credibilidade, consideração e prestígio, confiança e reputação” do Banif.

O Banif foi resolvido no final de 2015, tendo o Santander Totta comprado os ativos e passivos do Banco Internacional do Funchal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.