[weglot_switcher]

Ministra da Saúde admite que número de recuperados da Covid-19 será “atualizado em alta”

Marta Temido e a diretora-geral da Saúde fizeram mais um balanço da evolução da pandemia de Covid-19 a dois dias da segunda fase de desconfinamento, destacando que o rastreio aos funcionários de creches e lares está praticamente concluído em todas as regiões.
  • Lusa
16 Maio 2020, 14h02

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia de Covid-19 em Portugal que é possível que o número de recuperados venha  a ser “atualizado em alta” nas próximas semanas. “Haverá um número de casos recuperados superior ao reportado no relatório de situação diária”, disse a governante, apesar de contrapor a existência de muitos casos em que os critérios de cura ainda não se verificaram.

No mesmo sentido, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, salientou que a elevada percentagem dos infetados que estão a ser acompanhados em casa, “com um quadro clínico mais ligeiro”, poderá contribuir para que os números oficiais de recuperados não sejam mais elevados em Portugal, apesar de o relatório divulgado neste sábado . “Estaremos dentro de poucos dias prontos para oferecer informação relativa aos casos seguidos em domicílio”, acrescentou.

No dia em que a Direção-Geral de Saúde avançou com um acréscimo de 494 casos recuperados da infeção de Covid-19, passando para 3.822 (mais 14,8%), enquanto se registaram 13 óbitos, passando a haver 1.203 vítimas mortais da pandemia em Portugal (mais 1,1%) entre os 28.810 casos confirmados, 227 dos quais registados nas últimas 24 horas, a ministra da Saúde destacou os “sinais encorajadores” da primeira fase de desconfinamento.

Marta Temido disse que “quase todos os indicadores epidemiológicos apresentam uma tendência decrescente ou pelo menos estável”, apresentando médias diárias relativas aos últimos cinco dias de 200 novos casos e 12 óbitos, bem como de 570 pacientes internados, dos quais 110 em unidades de cuidados intensivos. “Deixámos os tempos em que a incidência da pandemia atingiu o seu expoente máximo”, salientou.

Testes em creches e lares quase terminados

A ministra da Saúde também disse na conferência de imprensa que os testes aos funcionários das creches, lares e unidades da rede de cuidados continuados estão praticamente concluídos em todas as regiões de Portugal, pelo que está tudo a posto para uma segunda fase de desconfinamento que implica, a partir desta segunda-feira, a reabertura das creches e a possibilidade de haver visitas a lares e outras entidades onde haja internados.

Procurando dar “tranquilidade aos pais”, Graça Freitas reforçou os cuidados de saúde que seriam tidos para evitar contágios nas creches. Mas também realçou que todas as crianças doentes com Covid-19 em Portugal tiveram uma evolução positiva, tendo ocorrido o mesmo no único caso de síndrome inflamatória multissistémica que tem provocado algumas mortes noutros países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.