[weglot_switcher]

Governo anuncia regresso da I Liga e Taça de Portugal sem adeptos no final de maio

“No final do mês”, esclareceu o ministro ao elencar o regresso de algumas atividades neste mês, após paragem obrigatória devido à pandemia da Covid-19, “poder-se-à retomar a competição da I Liga de futebol”.
  • Cristina Bernardo
30 Abril 2020, 17h43

A I Liga irá voltar aos campos de futebol no final deste mês de maio, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. Num documento onde consta o calendário da retoma das atividades económicas, pode ler-se que para 30 e 31 de maio, está prevista não só a retoma dos jogos da I Liga, assim como o regresso da Taça de Portugal, competição da qual só falta cumprir a final entre SL Benfica e FC Porto. De fora, fica a conclusão da II Liga, esclareceu mais tarde o primeiro-ministro.

“A 30 e 31 de maio, vamos iniciar a conclusão da I Liga, sendo que este cenário está sujeito à aprovação pela Direção-Geral de Saúde do Protocolo Sanitário que foi apresentado pela Liga de Futebol Profissional e está condicionado à avaliação de que estádios possam cumprir as condições indispensáveis para receber as partidas. Jogos serão disputados à porta fechada, tanto nos jogos da I Liga ou na final da Taça de Portugal”, realçou António Costa.

“No final do mês”, esclareceu o ministro ao elencar o regresso de algumas atividades neste mês, após paragem obrigatória devido à pandemia da Covid-19, “poder-se-à retomar a competição da I Liga de futebol”.

Quando faltam dez jornadas para o final da Liga NOS, suspensa devido à pandemia de Covid-19, o FC Porto é o primeiro classificado, com 60 pontos, mais um do que o Benfica. O Sporting de Braga encontra-se na terceira posição, com 46 pontos, enquanto o Sporting vem a seguir, com 42.

António Costa e os presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, bem como os presidentes de FC Porto, Benfica e Sporting, reuniram esta semana. A possibilidade de usar menos estádios, e fazê-lo numa localização geográfica mais confinada, “enquadra-se na avaliação do risco”, explicou Fernando Gomes em São Bento, e na tentativa de aferir “a prudência da retoma”.

Pedro Siza Vieira anunciou ainda que no final do mês “iremos abrir todo os espaços comerciais, incluindo os centros comerciais, salas de espectáculos e cinemas com limitações de lotação sendo que a 18 de maio poderão abrir as creches, mantendo-se até ao final do mês o apoio social às famílias”. Esta segunda-feira, dia 4 de maio, abrirão as bibliotecas e arquivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.