[weglot_switcher]

Ministro da Economia visita Qatar com captação de investimento na agenda

Entre os dias 27 e 30 de agosto, Pedro Reis vai reunir-se com os ministros das Finanças, Assuntos da Energia, Transportes, Comércio e Indústria, e Comunicações e Tecnologias da informação do Qatar e, ainda, com os responsáveis dos fundos soberanos Qatar Investment Authority e Qatari Diar Real Estate Investment Company.
25 Agosto 2024, 15h02

O ministro da Economia, Pedro Reis, viaja para o Qatar entre os dias 27 e 30 de agosto, com uma agenda marcada por reuniões com diferentes tutelas para fomentar a captação de investimento externo para Portugal.

“A agenda desta visita visa essencialmente a captação de investimento, para além do apoio à internacionalização das empresas portuguesas, em várias áreas de atividade, entre as quais, indústria, energia, serviços e mobilidade, abrindo novas portas ao relacionamento económico entre os dois países”, refere a tutela num comunicado enviado às redações este domingo.

Na agenda do governante constam reuniões com os ministros das Finanças, Assuntos da Energia, Transportes, Comércio e Indústria, e Comunicações e Tecnologias da informação do Qatar e, ainda, com os responsáveis dos fundos soberanos Qatar Investment Authority e Qatari Diar Real Estate Investment Company. O embaixador de Portugal em Doha, Paulo Neves Pocinho, e o representante local da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Manuel Couto Miranda vão acompanhar o governante.

Em comunicado, o Ministério sublinha que “as relações comerciais entre Portugal e o Qatar têm um grande potencial de crescimento”.

Portugal era, no primeiro semestre deste ano, o 73.º cliente do Qatar e o 76.º fornecedor, com as máquinas, veículos, calçado, produtos agroalimentares e químicos e cerâmica e vidro entre os principais bens exportados para o país. Quanto às importações, incidiram sobretudo nos produtos químicos, na sua maioria plásticos.

Segundo o Ministério da Economia, 390 empresas nacionais exportavam para o Qatar em 2022.

“Os investimentos mais relevantes do Qatar em Portugal são: participação na EDP, participação na VINCI Energies Portugal (ambas do Fundo Soberano do Qatar) e a W Algarve, primeiro resort da marca que representa um investimento de 300 milhões de euros e que prevê a criação de 300 postos de trabalho diretos e 200 indiretos”, recorda a tutela no mesmo comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.