[weglot_switcher]

Ministro das Finanças testa positivo à Covid-19

João Leão encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. É o segundo ministro infetado esta semana, depois da ministra do Trabalho e Segurança Social.
  • joão_leão_tomada_posse_1
    Tiago Petinga/Lusa (Pool)
16 Janeiro 2021, 15h43

O ministro das Finanças testou positivo à Covid-19. João Leão está assintomático e em confinamento domiciliário.

“O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à Covid-19. Está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar”, segundo comunicado da sua tutela.

João Leão é o segundo ministro a ser infetado esta semana, depois da ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, também ter testado positivo.

Ana Mendes Godinho tem “sintomas ligeiros e encontra-se em confinamento domiciliário”, disse o Governo a 14 de janeiro, estando em isolamento desde segunda-feira.

Por sua vez, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, encontram-se em isolamento domiciliário, anunciou o Governo na quinta-feira.

“Em consequência de outros contactos, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o Ministro do Mar estão em isolamento profilático, determinado pelas autoridades de saúde, tendo também ontem participado por videoconferência na reunião do Conselho de Ministros, encontrando-se a trabalhar à distância. Os testes à Covid-19, entretanto realizados, deram resultado negativo”, segundo o Governo disse a 14 de janeiro.

Em 2020, houve vários governantes a testarem positivo à Covid-19. Em novembro, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, testou positivo na sequência da infeção do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, no mesmo mês. Também o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor esteve infetado em outubro.

Esta semana, também o Presidente da República testou positivo à Covid-19. Mas nos três testes posteriores ao inicial, Marcelo Rebelo de Sousa testou sempre negativo. Segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), ambos os contactos com Marcelo Rebelo de Sousa foram de “baixo risco”, porém, o governante ficará em “vigilância passiva durante 14 dias”, o que significa, designadamente, “não frequentar locais com aglomerações de pessoas”, segundo indica uma nota do Palácio de Belém.

Também António Costa já esteve duas vezes em isolamento. A primeira vez, foi em outubro, quando se soube que Conselheiro de Estado, António Lobo Xavier estava infetado. Na altura, o primeiro-ministro e o Presidente da República testaram negativo, tal como os restantes cinco Conselheiros de Estado (Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã) e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen — todos presentes na mesma reunião Conselho de Estado. O teste negativo obrigou, no entanto, a que António Costa a cancelasse toda a agenda que exigia a sua presença física, naquele período.

A segunda vez foi em dezembro, quando o chefe do Governo viu-se obrigado a cumprir um novo isolamento de 10 dias depois de ter estado no Palácio do Eliseu, em Paris, com o presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontrava infetado com o novo coronavírus. Ao fim desse período, António Costa fez um novo teste cujo o resultado veio negativo.

O representante parlamentar e líder do PSD também se encontra, atualmente, a cumprir esta indicação da DGS depois de ter estado em contacto com um caso positivo. Esta semana, o Rui Rio anunciou que embira o teste à Covid-19 tenha regressado negativo, irá “cumprir as regras” que indicam que os contactos próximos de positivos se mantenham em isolamento até ao 10º dia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/do-teste-positivo-da-ministra-do-trabalho-ao-isolamento-profilatico-de-marcelo-rebelo-de-sousa-que-membros-de-governo-ja-foram-afetados-pela-covid-19-687790

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.