Minuto a minuto: Portugal é o país da Europa com “maior cobertura vacinal” mas atravessa “quinta fase pandémica”

Especialistas de várias áreas da saúde e políticos voltam a reunir-se hoje para avaliar a evolução da pandemia da Covid-19, numa altura em que se regista um aumento de infeções em Portugal e na Europa.

Relacionadas

Vacinas estão a perder “efetividade”. INSA apela à dose de reforço a toda a “população elegível” (com áudio)

Ainda que a o país se coloque na posição cimeira da vacinação contra o vírus, o especialista do INSA admite que Portugal está “claramente” num cenário intermédio, onde já há perda de efetividade da vacina, embora seja ainda numa fase “inicial”.

Portugal está a enfrentar a quinta vaga pandémica, alerta DGS (com áudio)

O responsável da DGS assume que as regiões mais preocupantes são o Algarve, Centro e a Madeira, que atualmente estão a apresentar mais de 240 casos por 100 mil habitantes.
Sessão COvid-19 no Infarmed

Portugal vai ultrapassar os 240 casos por 100 mil habitantes “muito rapidamente”

Epidemiologista Baltazar Nunes diz que a linha dos 240 casos por 100 mil habitantes deve ser atingida em menos de duas semanas (e a dos 480 e 960 podem ser atingidas em um ou dois meses). Vacinação já poupou 2.300 mortes desde maio.
Recomendadas

Covid-19: Açores exigem teste negativo à chegada a passageiros do estrangeiro

Quanto aos passageiros provenientes do continente ou da Madeira, vão ter de apresentar o certificado digital de vacinação ou recuperação da Covid-19 ou, no caso de não terem nem um nem outro, um teste negativo realizado até 72 horas antes do embarque para os Açores.

Um terço dos concelhos sem acesso a farmácias com testes gratuitos (com áudio)

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) a par com a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) admitem que em muitos casos as farmácias não têm equipas para dar resposta ao número de testes necessários, segundo o “Jornal de Notícias”.

Madeira ultrapassa 14.000 casos positivos de Covid-19

A Madeira tem 780 casos ativos de coronavírus, 63 são importados e 717 de transmissão local. 42 pessoas estão hospitalizadas (40 em unidades polivalentes e duas em cuidados intensivos).
Comentários