Joaquim Miranda Sarmento, ainda Ministro das Finanças e provável futuro Ministro das Finanças, disse em entrevista à RTP3, ao jornalista Vítor Gonçalves, quando questionado sobre a possível venda do Novobanco ao CaixaBank que a “decisão cabe à Lone Star com 75%” e será uma solução de mercado, “mas em todo o caso, a banca espanhola representa já pouco mais de um terço do mercado bancário português e eu crio que por uma questão de concentração e de dependência essa quota de mercado não devia subir”.
“Era bom para o mercado português que a presença espanhola , com a qual não temos nada contra, não aumentasse”, disse o Ministro que defende que não haja excessiva concentração dos bancos portugueses num único país, neste caso Espanha.
Confrontado com as declarações de Paulo Macedo relativas ao avanço da Caixa Geral de Depósitos para o Novobanco, onde o CEO disse que o “board” da Caixa ainda não tomou nenhuma decisão e o acionista Estado também ainda não tinha dado nenhuma orientação sobre isso, Joaquim Miranda Sarmento disse que “o Estado enquanto acionista de uma empresa, tem três funções, escolher os órgão sociais, definir a política de dividendos e definir a estratégia, a Caixa atua no mercado como qualquer outro banco, com uma equipa de gestão profissional independente, portanto se a CGD analisar as condições de mercado e entender que pode fazer uma proposta sozinha ou em conjunto com outro banco, terá de fazer uma proposta ao acionista e o acionista pronunciar-se-á sobre uma proposta concreta”.
Estas declarações surgem depois da notícia desta semana que o CaixaBank contratou um assessor financeiro para avaliar a compra do Novobanco, a Deloitte. O BPI precisa de crescer e para isso uma fusão com o Novobanco seria o caminho mais rápido e mais eficaz.
Sobre a continuação de Mário Centeno à frente do Banco de Portugal, Miranda Sarmento disse que essa será uma decisão do próximo Ministro das Finanças,. “Até à data de hoje não conversei sobre esse tema com o Primeiro-Ministro”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com