[weglot_switcher]

“Misógino”, “machista”, “preconceituoso”. Discurso de bispo da IURD gera controvérsia nas redes sociais

O bispo classifica que uma mulher não pode ser mais culta, inteligente ou formada que o marido, uma vez que isso “não serviria a vontade de Deus”. Declarações estão a gerar polémica nas redes sociais.
24 Setembro 2019, 17h08

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, organizou uma sessão de culto na igreja do Brasil e falou sobre as suas filhas e o seu entendimento pessoal sobre um casamento estável. Algumas personalidades brasileiras apelidaram o discurso publicado nas redes sociais como uma “sessão de misoginia e machismo” e classificaram o bispo como “preconceituoso”.

Edir Macedo é conhecido por ser um forte apoiante do presidente Jair Bolsonaro e no seu discurso publicado nas redes sociais falou sobre a educação das filhas, que estavam presentes em palco. “Vocês vai fazer até ao ensino médio. Depois, se você quiser fazer a faculdade, você é que sabe, mas até ao seu casamento você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio”, afirmou Edir Macedo.

“Se a Cristiane [uma das filhas] – na minha visão, se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado, e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça. Não é isso?”, questionou-se enquanto a filha e o marido desta estavam ao seu lado.

O bispo classifica que uma mulher não pode ser mais culta, inteligente ou formada que o marido, uma vez que isso “não serviria a vontade de Deus”.

O empresário recorda que a sua mulher sugeriu que as filhas casassem com americanos, por estes serem mais educados. “Não, eu quero que as minhas filhas casem com um macho, homem, que tem que ser cabeça. Porque se eles não forem cabeça, o casamento delas vai estar fadado ao fracasso”, sustentou.

“O que se ensina é: ‘minha filha, você nunca vai ficar sujeita a um homem’. Está bom, então vai ficar sujeita à infelicidade. Porque não existe família, não existe casamento, não existe felicidade [com] a mulher cabeça e o homem corpo, é fracasso”, esclareceu no discurso.

“Tem mulheres inteligentíssimas que não conseguem encontrar um cabeça”, garante Edir Macedo nas suas afirmações para a igreja.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.