O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, organizou uma sessão de culto na igreja do Brasil e falou sobre as suas filhas e o seu entendimento pessoal sobre um casamento estável. Algumas personalidades brasileiras apelidaram o discurso publicado nas redes sociais como uma “sessão de misoginia e machismo” e classificaram o bispo como “preconceituoso”.
Edir Macedo é conhecido por ser um forte apoiante do presidente Jair Bolsonaro e no seu discurso publicado nas redes sociais falou sobre a educação das filhas, que estavam presentes em palco. “Vocês vai fazer até ao ensino médio. Depois, se você quiser fazer a faculdade, você é que sabe, mas até ao seu casamento você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio”, afirmou Edir Macedo.
Temos tantos brasis dentro do Brasil e a esquerda conhece só parte deles. Ela vive e se debruça apenas sobre o Brasil pós-moderno, reflete apenas sobre categorias progressistas ou conservadoras. pic.twitter.com/AaCiUFMQQB
— Andrade (@AndradeRNegro) September 23, 2019
“Se a Cristiane [uma das filhas] – na minha visão, se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado, e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça. Não é isso?”, questionou-se enquanto a filha e o marido desta estavam ao seu lado.
O bispo classifica que uma mulher não pode ser mais culta, inteligente ou formada que o marido, uma vez que isso “não serviria a vontade de Deus”.
O empresário recorda que a sua mulher sugeriu que as filhas casassem com americanos, por estes serem mais educados. “Não, eu quero que as minhas filhas casem com um macho, homem, que tem que ser cabeça. Porque se eles não forem cabeça, o casamento delas vai estar fadado ao fracasso”, sustentou.
Mas há um Brasil ainda medieval, que pensa e caminha sob valores de muitos séculos atrás. Aqui, uma aula de profundo reacionarismo: a mulher não pode estudar, não pode crescer intelectualmente mais que o homem porque isto evitaria que ela se submetesse ao “cabeça”. pic.twitter.com/2Gshil8CAi
— Andrade (@AndradeRNegro) September 23, 2019
“O que se ensina é: ‘minha filha, você nunca vai ficar sujeita a um homem’. Está bom, então vai ficar sujeita à infelicidade. Porque não existe família, não existe casamento, não existe felicidade [com] a mulher cabeça e o homem corpo, é fracasso”, esclareceu no discurso.
“Tem mulheres inteligentíssimas que não conseguem encontrar um cabeça”, garante Edir Macedo nas suas afirmações para a igreja.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com