O grupo MJKD – Maisons Julien et Kelly Dassault, ligado ao investimento de impacto social e ambiental, fez um financiamento seed (inicial) de 300 mil euros na startup portuguesa Jak, que se dedica à criação e venda de sneakers com produção local e artesanal, revelou fonte oficial da Jak ao Jornal Económico (JE).
O montante será utilizado pela Jak no reforço do e-commerce e na internacionalização, tendo em conta que atualmente a empresa só tem lojas em Portugal, mais precisamente em Lisboa (Chiado) e no Porto (Baixa). O objetivo é expandir os espaços físicos nos locais onde tem hoje uma crescente quota de mercado, nomeadamente o Reino Unido, a Alemanha, a França e os Estados Unidos da América.
A Jak foi fundada em 2014, pelos empreendedores Isabel Henriques da Silva e José Maria Reffóios, mas já exporta quase a totalidade (95%) do negócio para 102 países, principalmente para geografias como os Estado Unidos da América (25%), o Reino Unido (23%) e a Alemanha (13%). Em termos de vendas, têm estado a crescer a dois dígitos à boleia dos cerca de 15 mil clientes fidelizados. Em 2022, mais de um terço (34%) foram online.
A ideia é que, assim, a Jaz possa continuar a expandir a sua presença física e cumprir com o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, através do desenvolvimento da linha de produtos vegan. Por exemplo, a marca conta neste momento com ténis compostos por sola de borracha reciclada, atacadores de algodão natural e palmilhas removíveis em fibra de coco.
“O compromisso da JAK com a sustentabilidade será o terceiro pilar de crescimento, que inclui o desenvolvimento de uma linha produtos vegan (em 2022 foi lançado o primeiro produto vegan desta linha, o Royal S01 Vegan, em pele de maçã)”, detalha a empresa, em comunicado enviado esta segunda-feira aos meios de comunicação social. Os ténis têm o valor de 180 euros.
No final do dia, a intenção é ser uma alternativa à fast fashion. “Desafiar a forma como as marcas neste sector tradicionalmente operam, não seguindo estações nem épocas de saldos, criando produtos intemporais e unissexo que satisfazem um consumo consciente, em vez um consumismo irracional”, adianta a dupla de empresários, na mesma nota de imprensa.
O grupo MJKD – que também inclui as empresas 27 Lisboa, 27 Films e Santos-Dassault – tem sede em Portugal, é liderado pelo casal de sócios franceses Julien e Kelly Dassault e está a construir um ecossistema de participadas que partilham valores semelhantes. É o caso da Kineis, French Tech Next40, Voltaire ebike, Hexagone Software, SmartGarant (para soluções de acesso a habitação e co-habitação comunitária), Jho (relacionada com produtos orgânicos de cuidado pessoal) ou da fintech Diversified.
A assessoria jurídica a esta operação de investimento esteve a cargo da Pares Advogados, sabe o JE.
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