Modalidade “Casa Aberta” alargada a jovens com mais de 12 anos (com áudio)

Depois do primeiro de dois fins de semana dedicados à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a ‘task force’ para o plano o plano de vacinação e o SNS alargam a modalidade “Casa Aberta” também para os jovens desta faixa etária.

A modalidade “Casa Aberta” vai ser alargada aos jovens com mais de 12 anos a partir desta segunda-feira, 23 de agosto. A informação, divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), na rede social Twitter, surge depois de se ter registado uma grande afluência no primeiro de dois fins de semanas dedicados à vacinação entre os jovens dos 12 aos 17 anos. Prevê-se que se tenham vacinado até 150 mil adolescentes entre sábado e domingo, mais 40 mil do que os que estavam agendados.

Esta iniciativa permite aos utentes com idade igual ou superior a 12 anos serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, devendo para esse efeito dirigirem-se ao centro de vacinação do local onde está inscrito no centro de saúde, normalmente correspondendo ao da sua área ou zona de residência.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta” é necessário que tire uma senha no dia em que pretende ser vacinado. Para aceder à senha digital, é necessário que o utente vá até ao site do Ministério da Saúde e tire uma senha no dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência. Segundo a task force “o número de senhas disponíveis está condicionadas a disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação”.

Contudo, apesar de ser “Casa Aberta”, é preciso ter três pontos em atenção:

“1. Antecipadamente consultar no portal da afluência se o centro de vacinação pretendido, obrigatoriamente localizado no seu concelho de residência, tem o semáforo verde (com um período de espera não superior a 30 minutos);

2. Preencha o formulário. Deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista.

3. A toma da segunda dose será sempre no mesmo local da primeira dose.”

 

Relacionadas

´Task-force’ diz que cerca de 118 mil jovens foram vacinados no sábado

Cerca de 118 mil jovens já estavam vacinados às 17:00 de hoje, segundo informação de fonte da ‘task-force’ da vacinação contra a covid-19, que estima que até ao fim do dia sejam vacinados mais de 120 mil jovens.
Recomendadas

Catarina Martins sinaliza que “só não há um OE se o Governo não quiser”

A líder bloquista exemplificou algumas das áreas nas quais quer ver avanços no documento de OE, como o SNS ou as “longas carreiras contributivas”, esclarecendo ainda que “não se prende por questões formais”, pretendendo apenas “redações exatas das leis”.

Pandemia com tendência crescente entre população acima dos 80 anos

Apesar de manter uma intensidade reduzida e incidência estável, o que resulta em baixa mortalidade e pressão nos serviços de saúde, a pandemia volta a dar sinais de crescimento em quase todas as regiões do país, com o R(t) a nível nacional a chegar a 1,00.

PCP: “Não tem havido grande evolução” nas negociações com o Governo sobre o OE2022

Segundo Jerónimo de Sousa, o partido transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa a importância de o orçamento do próximo ano ter incluídas medidas essenciais, nomeadamente de valorização dos salários, das reformas e das pensões, reforço da rede de creches e dos serviços públicos.
Comentários