[weglot_switcher]

Montante do PEPP do BCE depende das condições económicas

Lagarde disse que os 1,85 biliões de euros podem não ter de ser gastos na totalidade, mas também podem ser aumentados dependendo das condições do mercado
9 Abril 2021, 19h45

A ata da reunião do Banco Central Europeu (BCE) em março, publicada esta quinta-feira, mostrou que nem todos os membros do banco central pretendem uma aceleração do ritmo da compra de ativos. Alguns preferem um aumento mais pequeno nas compras de títulos e concordaram em antecipar a compra neste trimestre, com a condição de que poderia ser cortada mais tarde, se as condições o permitirem.

As compras de títulos mensais no âmbito do Programa de Compra de Emergência Pandémica (PEPP) de 1,85 biliões de euros do BCE subiram mais de 20% no mês passado, o suficiente para estabilizar os rendimentos dos títulos nominais e empurrar as rentabilidades ajustadas pela inflação de regresso aos níveis mais baixos do início do ano.

No final de março, o BCE acelerou a compra de títulos soberanos depois de uma subida considerável das yields do tesouro dos EUA que elevou os custos dos empréstimos na zona euro e ameaçou a recuperação da União Europeia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.