[weglot_switcher]

Montepio confirma negociações para fusão do Finibanco Angola com o BNI

O Jornal Económico notícia hoje que o Montepio estaria a negociar com Mário Palhares para uma venda e fusão do Finibanco Angola com o BNI. O Montepio confirma as negociações para fusão com BNI.
Cristina Bernardo
10 Maio 2019, 16h12

O Banco Montepio acaba de enviar um comunicado ao mercado na sequência na notícia do Jornal Económico que avança as negociações com Mário Palhares acionista do BNI Europa e com a Arise, para uma venda do Finibanco Angola.

“A Caixa Económica Montepio Geral (Banco Montepio) informa que a sua participada Montepio Holding, SGPS, iniciou negociações com acionistas do Banco de Negócios Internacional (Angola) com vista a uma fusão entre o Finibanco Angola e o Banco de Negócios Internacional”, anuncia o banco liderado por Carlos Tavares e Dulce Mota.

A intenção das partes “é tentar atrair a participação de parceiros estratégicos internacionais para esta operação, contribuindo assim para a consolidação, reforço e abertura do sistema bancário e financeiro angolano”.

As autoridades regulatórias angolanas e portuguesas foram informadas deste processo negocial, tal como avançou o JE.

“O desenvolvimento e a conclusão das negociações estão dependentes da tramitação necessária junto dos acionistas e das autoridades angolanas, e, ainda, dos resultados do programa de avaliação de qualidade de ativos do sistema bancário angolano que decorre atualmente em Angola”, diz o Banco. 

No caso de conclusão bem sucedida deste processo, o Grupo Banco Montepio cumprirá o objetivo estratégico já anunciado de não consolidação da sua participação no Finibanco Angola, diz a instituição.

O Jornal Económico notícia hoje que o Montepio estaria a negociar com Mário Palhares para uma fusão com BNI Angola, e com a Arise.

O envolvimento da Arise não se confirma no comunicado, mas sim as negociações com o BNI para uma fusão.

A venda do Finibanco Angola deverá ficar acordada até julho, segundo as nossas fontes. Esta operação vai reforçar o rácio de capital do banco português.

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.