A Caixa Económica Montepio Geral colocou no mercado uma carteira de créditos em incumprimento no valor total de 580,57 milhões de euros. A operação de titularização de créditos, conhecida por Evora Finance, foi realizada através da Caixa Montepio Évora e teve como agente colocador a gestora de ativos JP Morgan.
“Através da transação Evora Finance NPL, foram alienados 20.169 contratos com um valor médio por contrato de 28.786 euros”, referiu o banco em comunicado. “A colocação em mercado das tranches equity e mezzanine ficou concluída no dia 3 de novembro”.
A Moody’s e a DBRS atribuíram nível de investimento à operação, que foi a primeira titularização realizada em Portugal de uma carteira de créditos em incumprimento com atribuição de uma notação de risco. As agências de notação financeira atribuíram um rating à tranche sénior de Baa3 e BBB, respetivamente.
Segundo a JP Morgan, a securitização, que se insere no processo de redução dos ativos não estratégicos da CEMG previsto no respetivo Plano Estratégico 2016-18, mostra que os bancos portugueses estão prontos para limpar ativos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com