Com a chegada do novo ano, o banco de investimento norte-americano Morgan Stanley destacou a sua perspetiva otimista sobre a Índia, prevendo que o país mais populoso do mundo poderá ultrapassar Japão e Alemanha para se tornar a terceira maior potência económica global, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Este crescimento é impulsionado pelo surgimento de uma classe média em expansão e pela transferência de fábricas para o território indiano.
O Morgan Stanley acredita que a combinação destes fatores, aliada à conjuntura internacional, favorecerá o crescimento dos mercados indianos nos próximos anos.
A empresa aposta em investimentos estratégicos em setores como o comércio a retalho, o hidrogénio, as seguradoras e a energia.
De salientar também que nos últimos doze meses, os principais índices da bolsa indiana registaram um crescimento superior a 11%.
Além disso, num cenário de potenciais tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a Índia pode beneficiar da sua posição única, mantendo interesses em ambos os lados do conflito.
Apesar das constantes disputas territoriais com a China, a Índia tem demonstrado uma notável autonomia em relação ao Ocidente e é um membro fundador dos BRICS, consolidando o seu papel como um ator económico relevante no panorama global.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com