Morreu Amílcar Sernadas, Matemático e professor do Técnico

As últimas homenagens poderão ser prestadas a partir das 17h do dia 8, na Igreja São João de Deus. O funeral para o cemitério do Alto de São João é dia 9, às 11h.

????????????????????????????????????

O Professor Amílcar Sernadas, professor catedrático Distinto do Instituto Superior Técnico faleceu hoje, 7 de fevereiro.  Grande vulto da Matemática contemporânea, possuidor de “uma personalidade marcante”, distinguiu-se pelas contribuições excepcionais para a “liderança académica e científica” do Instituto Superior Técnico, em várias vertentes e em particular na área da Lógica e Teoria da Computação, a área que, desde o trabalho pioneiro nos anos 30 de matemáticos como Gödel, Church e Turing fornece o fundamento matemático à informática moderna.

Em comunicado enviado às redações, o Técnico releva a importância do desaparecimento do professor Amílcar Sernadas para a Universidade de Lisboa e toda a academia portuguesa. “A sua vida institucional foi muito relevante. As suas contribuições científicas mais importantes que lhe granjearam reconhecimento mundial muito contribuíram para o desenvolvimento da ciência da computação e da engenharia informática no país, pelas suas actividades como professor, académico e cientista.”

Amílcar Sernadas nasceu a 20 de Abril de 1952, em Angola. Licenciou-se, em 1975, no Instituto Superior Técnico em Engenharia Eletrotécnica. Doutorou-se, em 1980, na Universidade de Londres em Computer Science. Fez a agregação, em 1982, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Análise Numérica e Computação. Era desde 1990  Professor Catedrático no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

No dia 23 de Maio de 2016, na cerimónia que assinalou os 105 anos do IST, recebeu do Presidente da República, prof. Marcelo Rebelo de Sousa, o título de Professor Distinto que reconhece docentes excepcionais da instituição.

 

Recomendadas

Há 52.242 vagas para estudar no ensino superior em 2021/22. Áreas digitais crescem 3% face ao ano passado

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior arranca dia 6 de agosto e traz mais 385 vagas nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos, com exceção de Medicina. A candidatura é online no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

Instituições de ensino e formação procuram combinação virtuosa entre presencial e online

Na mesa redonda do JE sobre Os Desafios da Formação em Portugal, esta sexta-feira, Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, revelam como estão a preparar o próximo ano letivo. Jorge Lopes, diretor da Rumos Formação, diz ter a expectativa de que as empresas portuguesas voltem a investir em formação e a Rumos está preparada para responder.

Da sala de aula para o ensino a distância: três exemplos de adaptação em tempo recorde

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Lopes, Diretor da Rumos Formação, e Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, contam como as suas instituições enfrentaram e venceram a pandemia da Covid-19. Foi esta sexta-feira, 30 de julho, na mesa redonda Os Desafios da Formação em Portugal, promovida pelo Jornal Económico.
Comentários