Morreu o presidente da mesa da assembleia geral da Semapa

Francisco Xavier Zea Mantero faleceu a 10 de junho aos 72 anos. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi também presidente da direção e vice-presidente do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação e secretário-geral da Confederação Empresarial da CPLP.

Francisco Xavier Zea Mantero, presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) da Semapa desde 2012, faleceu esta quinta-feira, feriado de 10 de Junho, informou a empresa de pasta e papel à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a sociedade liderada João Castello Branco informou do falecimento do gestor “com profundo pesar”. “O conselho de administração enaltece as suas qualidades pessoais e profissionais e apresenta à sua família as mais sinceras condolências”, lê-se ainda na mensagem da Semapa, publicada pela CMVM.

Francisco Xavier Zea Mantero tinha 72 anos, era natural de Lisboa e residia em Cascais. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi também presidente da direção e vice-presidente do Conselho Geral da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação e secretário-geral da Confederação Empresarial da CPLP.

Desde 1973 dedicou-se à gestão de empresas com sede ou negócios em África, tendo sido administrador da Sociedade de Agricultura de São Tomé e Príncipe, administrador-Delegado da Mantero – Agricultura e Comércio Internacional, presidente do conselho de administração e presidente da mesa da AG da Agribissau e presidente do Conselho de Gerência da Agrimo-Companhia Agro-Pecuária de Moçambique, entre outras funções.

“Foi membro do grupo de trabalho para a Internacionalização e Desenvolvimento criado pelo primeiro-ministro de Portugal em 25 de julho de 2011. Foi condecorado pelo Presidente da República do Brasil com o grau de Comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, pelo Presidente da República de São Tomé e Príncipe com a Medalha da Independência Nacional e pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem do Mérito”, detalha a biografia disponibilizada pela empresa, da qual não era acionista.

Recomendadas

Super Bock Group investe 30 milhões em Pedras Salgadas

A modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas e a expansão do Pedras Salgadas Spa & Nature Park, são os dois principais itens do novo investimento, que vai criar 30 novos postos de trabalho.

Greenvolt com resultados do semestre em queda de 82% para cerca de um milhão

O resultado líquido do exercício da empresa de energias renováveis foi de cerca de um milhão de euros, o que traduz uma queda de mais de 80% e reflecte a evolução do EBITDA.

Promotores de espetáculos apelam ao Governo: “verão já está perdido”

O apelo, com quatro medidas de caráter urgente, foi feito numa carta enviada a António Costa e divulgada aos jornalistas, nas vésperas de uma nova reunião do Conselho de Ministros e um dia depois de o Governo ter reunido com peritos, no Infarmed, em Lisboa, para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em Portugal.
Comentários