[weglot_switcher]

Morreu o primeiro presidente da Assembleia da Madeira vítima de doença prolongada

Emanuel Rodrigues foi mandatário de Miguel Albuquerque nas eleições internas do PSD da Madeira que se realizaram em 2012, nas quais o atual líder defrontou Alberto João Jardim.
20 Agosto 2019, 09h13

O primeiro presidente da Assembleia da Madeira, Emanuel Rodrigues, morreu hoje, com 76 anos, vítima de doença prolongada, informou fonte familiar ao Governo Regional.

O executivo madeirense chefiado por Miguel Albuquerque emitiu una nota de pesar, na qual manifestou o “seu mais profundo pesar” pela morte do primeiro responsável do parlamento madeirense, entre 1976 e 1984.

No documento, o Governo da Madeira realça que Emanuel Rodrigues foi “um dos mais conhecidos advogados da praça madeirense”.

Também manifesta os “sinceros pêsames à família enlutada e associa-se à sua dor”.

“Emanuel Rodrigues foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (então Assembleia Regional), durante oito anos, desde 1976, altura em que foi instituída a autonomia e implantado o primeiro parlamento madeirense”, escreve.

O governo insular recorda que o advogado foi ainda deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), a qual elaborou e aprovou a primeira Constituição da República depois do 25 de Abril.

Também recorda que Emanuel Rodrigues foi “eleito deputado, pelo PSD para o primeiro parlamento regional, nas eleições de 1976”.

Em 1984, cessou a sua atividade política ativa e voltou a exercer a advocacia “de forma ativa e exclusiva”, recorda o executivo insular no mesmo documento.

O Governo Regional menciona que Emanuel Rodrigues nasceu no dia de Natal, em 25 de dezembro de 1943 e morreu vítima de doença prolongada.

“É este lustre madeirense que o Governo Regional e o seu presidente (a quem ligavam ao falecido ligações profissionais e de amizade já de vários anos) pretendem homenagear, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa região e da autonomia”, pode ler-se na nota.

Emanuel Rodrigues foi mandatário de Miguel Albuquerque nas eleições internas do PSD da Madeira que se realizaram em 2012, nas quais o atual líder defrontou Alberto João Jardim.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.