[weglot_switcher]

Motoristas da Uber multados na Dinamarca por operarem táxis ilegalmente

Foram acusados 1,500 motoristas da empresa de serviços na área do transporte privado por não possuírem licença e, ainda, violarem uma lei.
  • REUTERS/Toby Melville
28 Agosto 2017, 18h28

Quatro motoristas da Uber foram multados na segunda-feira por um tribunal na Dinamarca, por operarem táxis de forma ilegal, enquanto trabalhavam para a prestadora de serviço, antes desta se retirar do mercado dinamarquês, em abril.

Segundo a Reuters, a polícia informou de que as acusações feitas contra os motoristas integravam a falta de licença e a violação de uma lei, em vigor desde fevereiro, que impôs regras adicionais sobre os táxis que operam na Dinamarca, motivo que levou à saída da Uber do país.

Além destes quatro motoristas, ainda outros 1,500 foram igualmente acusados de operarem táxis, segundo relatou à agência de notícias britânica Vibeke Thorkil-Jensed, chefe do Ministério Público da polícia de Copenhaga. Contudo, não deu mais detalhes.

A Uber apareceu na Dinamarca em 2014, tendo sido deveras criticada por sindicatos de motoristas de táxi, empresas e políticos que afirmaram que a empresa se tratava de concorrência desleal devido a não atender aos padrões legais exigidos às empresas de táxis.

Inclusive, funcionários do sindicato afirmam que a empresa operou ilegalmente ainda antes da lei, em vigor desde fevereiro, ter sido aprovada, tendo acrescentado que um aluno foi multado, em novembro de 2016, por trabalhar para a empresa sem licença.

Dos quatro motoristas, um foi multado em 486.500 coroas dinamarquesas (65,3 euros), por prestar serviço por 5,427 vezes com a Uber, em 2015, ao passo que os restantes foram multados entre 40.000 e 110.000 coroas dinamarquesas (entre aproximadamente 5,40 euros e 14,80 euros), segundo revela o comunicado divulgado pelo tribunal distrital de Copenhaga.

“Estamos muito dececionados com os motoristas envolvidos e a nossa principal prioridade é apoiá-los durante este momento difícil”, afirmou uma porta-voz da prestadora de serviços.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.