[weglot_switcher]

Motoristas de pesados vão ter este mês atualização salarial de 4,7%

O coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, José Manuel Oliveira, o aumento dos camionistas é o mesmo que o do salário mínimo nacional, tal como está previsto no respetivo contrato coletivo de trabalho.
19 Janeiro 2021, 21h04

Os motoristas de pesados de mercadorias vão ter este mês um aumento salarial de 4,72%, que elevará o salário base do setor dos atuais 700 euros para 733 euros, informou esta terça-feira fonte sindical.

Segundo o coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), José Manuel Oliveira, o aumento dos camionistas é o mesmo que o do salário mínimo nacional (SMN), tal como está previsto no respetivo Contrato Colectivo de Trabalho (CCT)

“Esta atualização salarial é equivalente à do SMN, sem prejuízo de se negociar um aumento melhor, como está previsto no CCT do setor”, disse José Manuel Oliveira à agência Lusa, após uma reunião, por videoconferencia, com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram).

O sindicalista explicou que a atualização do salário abrange outras matérias pecuniárias que lhe estão indexadas, nomeadamente as diuturnidades, o que faz com que a maioria dos camionistas tenha pelo menos um acréscimo remuneratório de 53 euros.

Por exemplo, um motorista de pesados de mercadorias que faz percurso internacional e tenha três diuturnidades, passará a ganhar mais 58,25 euros, referiu.

Mas o subsídio de refeição e as ajudas de custo não estão indexadas ao crescimento do salário mínimo nacional, por isso a Fectrans pretende que sejam revistas no âmbito da revisão do CCT, cuja discussão vai continuar.

“Defendemos um processo de revisão normal do CCT, a Antram disse na reunião que não estava mandatada para isso, mas aguardamos o prosseguimento deste processo”, disse o coordenador da Fectrans.

O CCT do setor do transporte de mercadorias abrande cerca de 50.000 trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.