[weglot_switcher]

Movido a hidrogénio e com 1000 km de autonomia: Toyota prepara fuel-cell 

Chama-se Fine-Comfort Ride e é o mais recente projeto da Toyota no que respeita às motorizações alternativas. A marca aponta para uma autonomia de 1000 km, quase o dobro do seu fuel-cell atual, o Mirai. 
18 Outubro 2017, 18h21

A Toyota está a preparar um concept movido a hidrogénio (fuel-cell) capaz de oferecer quase o dobro da autonomia do seu único modelo atualmente em comercialização com esta tecnologia, o Mirai. De nome Fine-Comfort Ride, o novo modelo japonês – que será dado a conhecer no Salão de Tóquio de 2017, dentro de dias – deverá oferecer 1000 km de autonomia, quase o dobro dos 650 km do Mirai. São também de esperar algumas características de condução autónoma e a utilização de inteligência artificial.

Além do Mirai, da Toyota, apenas a Honda tem um modelo a hidrogénio no seu portefólio, o ClarityFuel Cell. A Lexus, o braço de luxo da Toyota, já se comprometeu a apresentar um modelo a hidrogénio ao mercado, mas ainda não há uma data definida. É possível que seja uma versão mais aprimorada do Fine-Comfort Ride.

Outro dado curioso deste modelo é o facto de poder acomodar seis pessoas, com todos os lugares a poderem ser rearranjados de acordo com a vontade dos ocupantes. A marca, para já não revela qual a tecnologia de condução autónoma que terá o Fine Comfort-Ride, nem as suas capacidades e prestações.

Podendo ser reabastecidos em três minutos e oferecerem mais autonomia que os elétricos “puros”, é a falta de infraestrutura que impede a sua massificação. O Japão, um dos países que mais aposta nos fuel-cell, tem apenas 91 postos de abastecimento, que pretende aumentar para 160 até ao final de 2020, de acordo com a Bloomberg.

Comparativamente, o país do Sol nascente tem cerca de 7200 postos de carregamento rápido para veículos elétricos, segundo uma estimativa da Nissan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.