A Toyota está a preparar um concept movido a hidrogénio (fuel-cell) capaz de oferecer quase o dobro da autonomia do seu único modelo atualmente em comercialização com esta tecnologia, o Mirai. De nome Fine-Comfort Ride, o novo modelo japonês – que será dado a conhecer no Salão de Tóquio de 2017, dentro de dias – deverá oferecer 1000 km de autonomia, quase o dobro dos 650 km do Mirai. São também de esperar algumas características de condução autónoma e a utilização de inteligência artificial.
Além do Mirai, da Toyota, apenas a Honda tem um modelo a hidrogénio no seu portefólio, o ClarityFuel Cell. A Lexus, o braço de luxo da Toyota, já se comprometeu a apresentar um modelo a hidrogénio ao mercado, mas ainda não há uma data definida. É possível que seja uma versão mais aprimorada do Fine-Comfort Ride.
Outro dado curioso deste modelo é o facto de poder acomodar seis pessoas, com todos os lugares a poderem ser rearranjados de acordo com a vontade dos ocupantes. A marca, para já não revela qual a tecnologia de condução autónoma que terá o Fine Comfort-Ride, nem as suas capacidades e prestações.
Podendo ser reabastecidos em três minutos e oferecerem mais autonomia que os elétricos “puros”, é a falta de infraestrutura que impede a sua massificação. O Japão, um dos países que mais aposta nos fuel-cell, tem apenas 91 postos de abastecimento, que pretende aumentar para 160 até ao final de 2020, de acordo com a Bloomberg.
Comparativamente, o país do Sol nascente tem cerca de 7200 postos de carregamento rápido para veículos elétricos, segundo uma estimativa da Nissan.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com