[weglot_switcher]

Movimento MAGA critica Musk, o “presidente-sombra”

O motivo imediato tem a ver com imigração, mas o mal-estar em torno do bilionário surge do facto de ser cada vez mais evidente a influência de Elon Musk sobre Donald Trump.
4 Janeiro 2025, 15h00

Vários analistas já tinham alertado para o facto de, mais cedo ou mais tarde, o movimento Make America Great Again (MAGA), formado em torno de Donald Trump, começar a levantar reservas face àquilo que aparenta ser a ‘rédea solta’ que o presidente eleito parece conferir ao bilionário que se tornou um dos seus fervorosos apoiantes.

E essas reservas acabaram por vir a público depois de um incidente – mas, dizem os analistas, podia ser outro qualquer – entre Musk e a “ativista conservadora e teórica da conspiração” (é assim que alguma imprensa norte-americana a apresenta) Laura Loomer.

A ativista criticou a decisão de Donald Trump de nomear Sriram Krishnan como conselheiro para o setor da Inteligência Artificial no seu próximo governo – tendo chamado a atenção para o facto de Krishnan ter em tempos manifestado opinião favorável a um aumento dos vistos H1-B, que permitem que trabalhadores imigrantes entrem nos Estados Unidos para trabalhar. O MAGA opõem-se a qualquer programa que de algum modo facilite a imigração.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.