[weglot_switcher]

MP admite inquérito à Dielmar em caso de insolvência culposa

Caso a insolvência venha a ser qualificada como culposa com base em indícios de gestão danosa, cujo incidente de qualificação está a ser avaliado pelo Tribunal, o MP admite avaliar a abertura do inquérito.
26 Novembro 2021, 11h39

O Ministério Público (MP) aguarda a decisão do juiz responsável pelo processo de insolvência da Dielmar depois de o tribunal do Fundão ter aberto, na semana passada, um “incidente de qualificação de insolvência”. Em causa está um pedido de credores para averiguar se houve gestão dolosa na têxtil de Alcains com base em relatórios de auditoria da Deloitte às contas da empresa, que deixaram alertas nos últimos anos para resultados e passivos subavaliados e ativos sobreavaliados. Caso a insolvência venha a ser qualificada como culposa com base em indícios de gestão danosa, o MP admite avaliar a abertura do inquérito.

“Estando a qualificação da insolvência a ser apreciada em sede própria, o Ministério Público aguarda decisão sobre a matéria, na sequência da qual avaliará se há procedimentos a desencadear no âmbito das respetivas competências”, revelou ao JE fonte oficial da Procuradoria-Geral da República após questionada sobre se o MP, que é também credor da Dielmar enquanto representante da Fazenda Publica, vai promover uma investigação das causas que possam conduzir à qualificação da insolvência como culposa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.