Mulheres na Europa vivem mais 5,4 anos em média do que os homens

Segundo os dados do Eurostat divulgados esta segunda-feira, 18 de novembro, a Comunidade de Madrid e a região interior de Londres registaram a maior esperança média de vida para os homens, situando-se em 82 anos.

Rafael Marchante/Reuters

As mulheres da União Europeia continuam a viver mais tempo do que os homens. Em média, no período entre 2015 e 2017, a esperança média de vida para os homens nascidos na UE era de 78,1 anos, sendo que têm uma vivência inferior às mulheres em cerca de 5,4 anos.

Segundo os dados do Eurostat divulgados esta segunda-feira, 18 de novembro, a Comunidade de Madrid e a região interior de Londres registaram a maior esperança média de vida para os homens, situando-se em 82 anos. Durante 2015 e 2017, também Itália e o Reino Unido registaram a maior esperança média de vida nos homens.

Em relação contrária, a menor esperança média de vida situou-se na Lituânia, com 69,7 anos, seguindo-se os países membros dos Bálticos, Bulgária, Hungria e Roménia.

A maior diferença entre os anos que os homens e as mulheres vivem situou-se na Lituânia, sendo que superava os 10 anos de diferença. Na Estónia e na Letónia, as diferenças na esperança média de vida situou-se em 7,5 anos, sendo também elevada em três regiões da Polónia, duas regiões na Roménia e a ilha francesa de Guadalupe.

Por sua vez, em alguns países do norte da Europa também se verificou a menor diferença de esperança média de vida entre os dois géneros. Na região francesa de Mayotte esta diferença situou-se em 1,1 anos, enquanto na região holandesa de Flevoland ficou em 2,8 anos de diferença. Em cinco regiões da Holanda e em quatro regiões do Reino Unido, a diferença da esperança média de vida variou entre os 3 e os 3,2 anos.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou na semana passada que, entre 2016 e 2016, as mulheres portuguesas viviam em média 83,43 anos, enquanto os homens vivam até aos 77,78 anos, uma diferença de 5,52 anos. Para o total da população, a esperança de vida à nascença, no mesmo período, foi estimada, em 80,80 anos.

Ler mais
Relacionadas

Esperança média de vida. Mulheres portuguesas vivem mais cinco anos que os homens

No ranking europeu de a posição de Portugal é mais favorável para as mulheres, ocupando a 4.º enquanto que para os homens o país ocupa a 17.ºposição. Segundo o INE, para o total da população, a esperança de vida à nascença foi estimada em 80,80 anos.
Recomendadas

Reino Unido vai lançar novo pacote de estímulos à economia

“Estamos a tentar identificar projetos prontos para começar. Queremos avançar com isso”, afirmou um membro do governo britânico ao “Financial Times”.

Reino Unido com mais 215 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Governo mantém o seu plano de algumas escolas primárias em Inglaterra voltarem a funcionar na segunda-feira, embora alguns cientistas tenham manifestado receios de que esta reabertura seja prematura.

União Europeia apela aos Estados Unidos que “reconsiderem” decisão de sair da OMS

“A cooperação global e a solidariedade, através de esforços multilaterais, são as únicas vias eficazes e viáveis ​​para vencer esta batalha que o mundo está a enfrentar”, garantem Ursula von der Leyen e o vice-presidente da Comissão Europeia Josep Borrell.
Comentários