[weglot_switcher]

Multas para quem não usar máscara protetora podem chegar aos 500 euros

Segundo o jornal ‘Correio da Manhã’, o Governo vai publicar um diploma estipulando que esta medida se aplica a pessoas com idade superior a 10 anos e a obrigação decorrerá por um prazo de 70 dias, logo que a obrigatoriedade de utilização de máscaras na via pública, aprovada ontem na Assembleia da República, seja publicada em Diário da República.
Getty Images
24 Outubro 2020, 11h14

As multas para quem desobedecer à futura obrigatoriedade de usar máscaras protetoras na via pública vão oscilar entre os 100 e os 500 euros, avança hoje, dia 24 de outubro, a edição em papel do ‘Correio da Manhã’.

Segundo o jornal, o Governo vai publicar um diploma estipulando que esta medida se aplica a pessoas com idade superior a 10 anos e a obrigação decorrerá por um prazo de 70 dias, logo que a obrigatoriedade de utilização de máscaras na via pública, aprovada ontem na Assembleia da República, seja publicada em Diário da República.

A fiscalização do uso das máscaras ficará a cargo das forças de segurança.

Esta medida pretende conter a expansão dos contágios de Covid-19, mas vão existir exceções.

“Quando não se encontrem em proximidade de terceiros, os membros do mesmo agregado familiar estão dispensados desta imposição. A não obrigatoriedade aplica-se igualmente a pessoas com deficiência cognitiva, com perturbações psíquicas ou em condição clínica que não permita usar máscara, mas para tanto será necessária a apresentação de declaração ou atestados médicos”, explica a referida notícia do ‘Correio da Manhã’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.