Multas para quem não usar máscara protetora podem chegar aos 500 euros

Segundo o jornal ‘Correio da Manhã’, o Governo vai publicar um diploma estipulando que esta medida se aplica a pessoas com idade superior a 10 anos e a obrigação decorrerá por um prazo de 70 dias, logo que a obrigatoriedade de utilização de máscaras na via pública, aprovada ontem na Assembleia da República, seja publicada em Diário da República.

Getty Images

As multas para quem desobedecer à futura obrigatoriedade de usar máscaras protetoras na via pública vão oscilar entre os 100 e os 500 euros, avança hoje, dia 24 de outubro, a edição em papel do ‘Correio da Manhã’.

Segundo o jornal, o Governo vai publicar um diploma estipulando que esta medida se aplica a pessoas com idade superior a 10 anos e a obrigação decorrerá por um prazo de 70 dias, logo que a obrigatoriedade de utilização de máscaras na via pública, aprovada ontem na Assembleia da República, seja publicada em Diário da República.

A fiscalização do uso das máscaras ficará a cargo das forças de segurança.

Esta medida pretende conter a expansão dos contágios de Covid-19, mas vão existir exceções.

“Quando não se encontrem em proximidade de terceiros, os membros do mesmo agregado familiar estão dispensados desta imposição. A não obrigatoriedade aplica-se igualmente a pessoas com deficiência cognitiva, com perturbações psíquicas ou em condição clínica que não permita usar máscara, mas para tanto será necessária a apresentação de declaração ou atestados médicos”, explica a referida notícia do ‘Correio da Manhã’.

Recomendadas

DGS reduz intervalo de tempo entre primeira e segunda dose da Pfizer/BioNTech

A mudança em causa vai ao encontro daquilo que tinha sido pedido pelo coordenador da task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, que pretende conseguir vacinar os jovens antes do início do ano letivo.

Portugal regista mais 19 mortes e 2.076 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias contabilizaram mais 4.368 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, elevando para 909.330 o número total de pessoas livres do vírus SARS-CoV-2.
Ana Rita Bessa

CDS-PP quer esclarecimentos da DGS sobre vacinação entre 12 e 15 anos

O CDS-PP questionou esta terça-feira o Governo sobre a vacinação contra a covid-19 de adolescentes entre os 12 e 15 anos, apelando a esclarecimentos da Direção-Geral da Saúde sobre algumas recomendações já emitidas, como a necessidade de prescrição médica.
Comentários