[weglot_switcher]

Mundial. Quartos-de-final garantem 16,4 milhões de euros à FPF (com áudio)

Verba poderia ter chegado a mais de 40 milhões de euros se a Seleção tivesse cumprido o objetivo de chegar à final e vencer.
12 Dezembro 2022, 15h39

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) prepara-se para receber 16,4 milhões de euros pelo facto da Seleção ter chegado aos quartos-de-final do Mundial do Qatar.

Antes do início da prova, a FIFA estabeleceu o quadro de prémios a distribuir pelas 32 seleções presentes no Mundial, num orçamento global de 425,5 milhões de euros.

Caso a Seleção portuguesa tivesse conseguido ultrapassar Marrocos, a FPF iria receber 24,2 milhões de euros e se esse desempenho tivesse chegado até à final e com o título de campeão do mundo, a Seleção iria garantir 40,6 milhões de euros.

Além dessa verba, a FIFA distribui 1,4 milhões de euros a cada seleção, antes do início da prova, para custos de preparação do Mundial.

O Mundial do Qatar bateu o recorde como a prova mais cara de sempre da história da FIFA, com um orçamento de 190 mil milhões de euros. Portugal foi eliminado do Mundial no passado sábado após derrota frente a Marrocos por 1-0, numa partida que marcou a passagem, pela primeira vez, de uma equipa africana às meias-finais de um Mundial de futebol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.