Albufeira é o concelho com pior gestão da pandemia e Viana do Castelo com a melhor, segundo estudo

O ‘ranking’ da da Bloom Consulting denuncia ainda que Albufeira é o município com a pior perceção de gestão da pandemia, enquanto Viana do Castelo foi o que mais se destacou pela positiva.

A pandemia levou a que as falhas dos municípios portugueses fossem expostas, com algumas respostas a ficarem aquém do perspetivado pelos habitantes. Um novo estudo da Bloom Consulting mostrou que os municípios do sul apresentam uma perceção negativa da gestão da pandemia por parte das autarquias.

Em sentido contrário, os concelhos com mais referências de uma boa gestão da crise encontram-se no norte de Portugal, sendo muitos deles capitais de distrito do interior do país.

Lisboa e Porto são os municípios mais mencionados pelos inquiridos do estudo da Bloom Consulting, mas encontram-se em dois extremos. O município de Lisboa soma o maior número de menções mas os inquiridos revelam que o concelho teve uma má gestão na pandemia, ainda que se apresente no primeiro lugar do Portugal City Brand Ranking de 2021. Por sua vez, o Porto é o segundo município mais referido pelos inquiridos mas as pessoas consideram que existiu uma boa gestão por parte da autarquia.

“Ao olharmos para Viana do Castelo e Albufeira, verificamos que são dois municípios com uma nota global no Portugal City Brand Ranking muito próxima, no entanto são municípios em pontos opostos do gráfico no que diz respeito à perceção de gestão de pandemia”, nota o estudo. O ranking aponta que Albufeira é o município com a pior perceção de gestão da pandemia, enquanto Viana do Castelo foi o que mais se destacou pela positiva.

“De destacar também Guimarães e Funchal que, para além de apresentarem uma nota otimista, conseguiram fazer uma boa gestão da crise pandémica aos olhos dos inquiridos neste estudo”, refere o estudo da Bloom Consulting.

Viseu foi o sétimo município mais referido no estudo, apresentando uma perceção de boa gestão da crise pandémica com um desempenho bastante satisfatório por parte da população.

A coordenação dos serviços municipais e a informação transmitida aos cidadãos foi o fator com maior peso na classificação destes concelhos. Entre as medidas que os portugueses consideram mais importantes estão as medidas de apoio aos empresários e às instituições locais, a promoção do território para relançar o turismo, a promoção para atrair talento e também para atrair negócios.

Recomendadas

Covid-19: 180 mil professores e trabalhadores não docentes testados nas escolas

Segundo o Ministério da Educação, teve início esta segunda-feira, 20 de setembro, a segunda fase da operação de testagem que se prolonga até 1 de outubro e envolve os alunos do ensino secundário, seguindo-se os alunos do 3.º ciclo.

“PRR na campanha autárquica? É gravíssimo e só demonstra a falta de vergonha do PS”, considera candidato da IL a Lisboa

Na última edição do programa “Primeira Pessoa, da plataforma multimédia JE TV, Bruno Horta Soares considerou “gravíssima” a entrada do Plano de Recuperação e Resiliência na campanha eleitoral, algo que no entender deste consultor, “só demonstra a falta de vergonha” dos socialistas.

Portugal com mais 306 casos de Covid-19 e sete mortes

Boletim da DGS dá esta segunda-feira conta de mais 604 pessoas recuperadas da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
Comentários